ANÁLISE DO PERFIL ANTIBACTERIANO DO EXTRATO ETANOICO DE FLORES DE MORINGA OLEIFERA L.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1221Palavras-chave:
ANTIMICROBIANA, MORINGA OLEÍFERA, PLANTAS MEDICINAISResumo
Introdução: Moringa oleífera Lamarck, pertencente à família Moringaceae, é uma planta arbórea nativa do norte da Índia, sendo considerada uma das árvores mais úteis para os seres humanos, visto que uma variedade de aplicações nutricionais e medicinais tem sido atribuída às suas raízes, cascas, folhas, flores, frutos e sementes, dentre estás, destacam-se a sua atividade antimicrobiana. Objetivo: Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar o perfil antimicrobiano do extrato etanoico o de flores de Moringa oleífera L. na inibição de bactérias gram-positivas e gram-negativas. Material e métodos: Foram coletadas flores de quatro indivíduos distintos, higienizadas e submetidas a secagem em estufa (50°C), logo após ocorreu a elaboração do extrato etanoico na proporção de 100 g de flores secas e trituradas para 600 ml de etanol. Posteriormente, foram preparados quatro suspensão bacterianas com Staphylococcus aureus; Pseudomonas aeruginosa; Enterococcus faecalis e Escherichia coli., as quais, foram inoculadas em placas de Petri contendo meio de cultura ágar Mueller-Hinton. Logo após ocorreu a método de difusão em disco, com o extrato diluído na proporção de 50 mg para 1 ml de etanol. Os discos de papel com extrato foram distribuídos nos inóculos bacterianos, junto com o discos com etanol (controle negativo) e disco antibacterianos (controle positivo), a pesquisa ocorreu com triplicatas. Resultado: Como resultado, constatou que não houve a ocorrência do halo de inibição no controle negativo e no extrato, somente ao redor do disco antibacteriano (controle positivo). Conclusão: Desta forma, conclui que o extrato etanoico de flores de moringa oleífera L., preparados nestas proporções não teve ação antimicrobiana para tais bactérias.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.