FOMENTO À APRENDIZAGEM POR MEIO DA TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1131Palavras-chave:
Aprendizagem, Multiletramento, TecnologiaResumo
Introdução: Como muitos autores afirmam, motivação e autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem podem ser melhores fomentados por meio do uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Na sociedade, os avanços tecnológicos advindos da constante evolução do homem rompem barreiras, por isso desempenham um papel fundamental no processo de globalização. Objetivo: Com base nesses pressupostos, o objetivo desta pesquisa é evidenciar a ligação entre multiletramento, tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: expor a eficácia do uso de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso de tecnologias educacionais contribui para aumentar a motivação e promover a autonomia dos alunos. Material e métodos: Para a realização desta pesquisa bibliográfica, foi necessário selecionar questões advindas a partir da atuação da autora deste estudo na disciplina de graduação intitulada Estágio Supervisionado e, em seguida, recorrer ao estudo teórico da literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Portanto, com base no referencial teórico adotado, foram apresentadas ideias com o objetivo de estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e responder às questões de pesquisa. Resultados: Ao final deste estudo, pôde-se notar que o aumento da motivação e da autonomia dos alunos do ensino médio é diretamente proporcional ao uso crítico das tecnologias educacionais. Assim, essa associação contribui significativamente para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Conclusão: Por fim, é válido mencionar que a aplicação da tecnologia necessita estar vinculada a uma finalidade que proporcione criticidade e reflexão a fim de que contribua de modo significativo para a aprendizagem. Portanto, o impacto da tecnologia na educação e na sociedade exige adaptação do ser humano frente aos novos modos de interação social.
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