ANÁLISE ICTIOLÓGICA DOS PESCADORES ARTESANAIS DO LITORAL PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1111Palavras-chave:
ARTESANAL, EMBARCAÇÕES, PESCADORESResumo
Introdução: A pesca no litoral do Paraná abrange realidades tão diversas quanto à multiplicidade de espaços aquáticos disponíveis para a captura do pescado. A pesca artesanal no Brasil é fonte de emprego e alimento para muitas comunidades locais, contribuindo entre 40% e 60% da produção total de pesca marinha. Grande parte da atividade pesqueira no Paraná pode ser considerada artesanal, e ainda que parte da pesca seja executada através de embarcações com tração mecânica de redes de arrasto a participação de pescadores para o trabalho manual é imprescindível. Além da pesca, muitas comunidades litorâneas do estado se envolvem também em atividades de turismo na estação de verão, que é fonte de renda ao orçamento familiar destes meses. O objetivo desse trabalho foi verificar as espécies mais abundantes e as menos abundantes na região litorânea assim como as que não tem surgido na região de estudo. Material e métodos: foram feitas entrevistas com 20 pescadores artesanais, conduzidas individualmente para evitar interferência nas respostas. Resultados: Sendo que 50% relataram que dedicam todos os dias da semana para pesca e outros 50% vão ao mar de 3 a 4 dias. As embarcações utilizadas para a pesca na grande maioria são dos próprios pescadores, visto apenas 30% não possuem barco próprio. A maioria dos pescadores tira o sustento da família apenas da pesca, onde 50% dos entrevistados abordaram arrecadar 1 salário mínimo mensal. Em relação ao método de captura, 90% dos pescadores abordaram utilizar a rede de pesca. Ao questionar se já tiveram algum acidente de trabalho apenas 30% responderam que sim. Em relação a pesca acidental, 80% relataram que já capturaram outras espécies principalmente tartarugas e raias. Conclusão: A ictiologia vem investigando como os pescadores interagem com os peixes e com os outros recursos marinhos e versam sobre diferentes temas da ecologia de peixes e da antropologia. Portanto, através desse estudo pode-se verificar situações que os pescadores já capturaram acidentalmente outros animais, tais como raia, tartaruga, botos em suas redes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.