O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1979Palavras-chave:
Didática, Ensino de biologia, Ensino Médio, Formação de professores, TecnologiaResumo
Na aprendizagem de Biologia Celular no ensino médio, muitas vezes, surge receios pelos estudantes antes mesmo de terem contato com o conteúdo, devido à falta de compreensão pelos alunos da estrutura e funcionamento celular. Por isso, buscou-se com este estudo criar estratégias de ensino que despertassem o interesse do estudante pela disciplina, e ao mesmo tempo contribuísse para a assimilação de conceitos de Biologia Celular de forma significativa. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a eficácia da utilização das mídias na educação e as TDICs, trazendo uma breve demonstração desses recursos no ensino de Biologia Celular para serem trabalhados com alunos do primeiro ano do ensino médio. A metodologia utilizada neste trabalho foi revisão bibliográfica em que foram selecionados autores que citavam a importância da introdução de TDICs utilizadas no ensino e suas contribuições para o ensinoaprendizagem de Biologia e após foram criados conteúdos abordados no primeiro ano do ensino médio como proposto pela BNCC, usando como apoio o livro didático e os softwares, Pixton, Canva e Phet colorado. O uso das TDICs no ensino se mostrou um recurso didático moderno que muitas vezes já faz parte do cotidiano dos alunos, deixando a disciplina mais atrativa aproximando os alunos e permitindo uma melhor assimilação do conteúdo estudado. Entretanto muitos professores podem apresentar dificuldades com essas tecnologias, por isso é importante as escolas oferecerem uma capacitação para professores a fim de que eles superem essas dificuldades tecnológicas e tragam para sala de aula uma metodologia diversificada para seus alunos.
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