SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA PARA ALUNOS DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/698Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Ascaris lumbricoides, Educação a distânciaResumo
Introdução: Diante do cenário emergencial atual, com a pandemia do COVID-19 e o distanciamento social, como medida preventiva, Instituições de Ensino Superior (IES) interromperam o aprendizado presencial oferecido aos estudantes e adquiriram o Regime Letivo Remoto (RLR). Logo, foi implementado um novo modelo de ensino para melhorar essa forma de aprendizado, através de metodologias ativas de ensino, tal modelo foi adotado na disciplina de Parasitologia, iniciando com o conteúdo sobre o Ascaris lumbricoides. Objetivo: Analisar novos métodos pedagógicos de ensino para a disciplina de Parasitologia, na pandemia do Covid-19, com enfoque na metodologia ativa de ensino. Materiais e métodos: Durante o semestre de 2020.2, as aulas da disciplina de Parasitologia foram reformuladas. Inicialmente, a docente responsável pela disciplina, começava com uma aula teórica de 50 minutos sobre o conteúdo do dia (o foco desse trabalho foi para o A. lumbricoides), em seguida, era aplicada a clínica interativa, destacando o diagnóstico clínico e laboratorial da ascaridíase. Para finalização da aula era aplicada uma atividade na forma de jogo, elaborada pelos monitores, sob a supervisão da docente sobre o parasita. O jogo foi elaborado através da plataforma Google Meet. A turma de Medicina do 3 período da UNICAP, foi dividida em 4 grupos de 13 alunos. A atividade foi intitulada de “MemoriÁscaris” e se baseou no jogo da memória onde os alunos deveriam seguir 3 etapas: selecionar duas imagens iguais, analisá-las e responder uma pergunta sobre o tema. Ao todo foram selecionadas 10 perguntas que abordavam a problematização da ascaridíase, aplicação na vida real, diagnóstico clínico e laboratorial, ciclo do parasita e medidas profiláticas efetivas. Foram utilizadas imagens do atlas virtual de Parasitologia sendo excluídas aquelas que não apresentavam boa resolução ou relevância para o assunto. Resultados: Todos os alunos da referida turma participaram da atividade, obtendo 100% de acerto nas questões presentes na avaliação somativa sobre o assunto e externaram a importância de metodologias ativas no êxito de seus aprendizados. Conclusão: A metodologia ativa aplicada na disciplina de Parasitologia, exposição oral, clínica interativa e atividade na forma de jogo “MemoriÁscaris” mostrouse eficaz no aprendizado dos alunos, além de ter estimulado uma participação ativa na construção do conhecimento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br