USO DE VIDEOARTE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO SOBRE BIOSSEGURANÇA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Izadora Nunes da Silva
  • Amauri dos Santos Araujo
  • Gláucia dos Santos Silva
  • Vanessa Maria do Nascimento

Palavras-chave:

Biossegurança, COVID-19, Enfermagem, Promoção em Saúde

Resumo

Introdução: A biossegurança compreende um conjunto de medidas que visam controlar, prevenir e até mesmo eliminar riscos à saúde provocados por agentes físicos, biológicos ou químicos. Todavia, as medidas de segurança voltadas para a prevenção de doenças, não devem ser utilizadas apenas pelos profissionais da saúde, mas também pela população em geral, principalmente durante este cenário pandêmico provado pelo Coronavírus (COVID-19) vivenciado atualmente. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem sobre a produção de um vídeo educativo sobre medidas de segurança para população acerca da prevenção e diminuição da disseminação da COVID19. Material e métodos: A produção do videoarte correspondeu a uma atividade solicitada pela disciplina gerenciamento de enfermagem em serviços hospitalares e de saúde pública de uma faculdade da rede privada localizada no município de Maceió-AL, em junho de 2020. A proposta se baseou na produção de um vídeo dinâmico de curta duração produzido pelas acadêmicas de enfermagem, no intuito de orientar a população quanto os aspectos relevantes da COVID-19, assim como medidas de prevenção destacando a lavagem correta das mãos, a importância do uso do álcool antisséptico e o uso correto das máscaras de tecido e o seu processo de lavagem e secagem, sendo este divulgado nas diversas redes sociais para o acesso da população. Resultados: A atividade permitiu o compartilhamento de informações verídicas para população acerca da COVID19 e as medidas de prevenção, bem como a promoção em saúde por meio das redes sociais, levando conhecimento técnico-cientifico para o público e consequentemente contribuindo para diminuição da disseminação da doença. Conclusão: Através da produção do videoarte observou a importância de sensibilizar e orientar a população, bem como o papel relevante das acadêmicas de enfermagem na implementação da promoção em saúde diante do cenário pandêmico atual.

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva, I. N. da, Araujo, A. dos S., Silva, G. dos S., & Nascimento, . V. M. do. (2020). USO DE VIDEOARTE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO SOBRE BIOSSEGURANÇA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(4), 36. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/583