PAPO ACADÊMICO: TRANSFORMANDO ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTOS SEGUROS NA PANDEMIA

Autores

  • Beatriz Fileme
  • Gabrielle Silva Nascimento
  • Ana Karine Ramos Brum

Palavras-chave:

Educação em saúde, Enfermagem, Inovação

Resumo

Introdução: No contexto da pandemia causada pelo COVID-19, em que as aulas presenciais foram suspensas e que a ansiedade dos acadêmicos de enfermagem em retornar às atividades e contribuir com o cenário emergencial, surgiu o desafio de pensar em meios de atuação estudantil, de modo a capacitar estes estudantes a colaborarem neste período. Objetivo: Gerar conhecimentos na área de segurança do paciente no contexto pandêmico, a fim de transformar e impactar socialmente através da interação dialógica e interdisciplinar. Material e métodos: Os alunos integrantes da ação extensionista Ensino em Ação vinculada ao programa LabQualiSeg-UFF idealizaram um minicurso, denominado Papo Acadêmico, utilizando a metodologia de educação por pares, voltado para a formação e qualificação dos futuros profissionais de enfermagem. Este, contou com quatro unidades de aprendizagem nas quais, além de abordar conceitos básicos de virologia e epidemiologia, tratou sobre políticas públicas, biossegurança, noções de marketing e metodologias ativas para que cada participante, ao identificar seu público-alvo, seja capaz de elaborar meios de propagar informações seguras à população em questão. Resultados: A atividade contou com 40 inscritos, dos quais 57,5% dos participantes interagiram significativamente, e 40% destes contribuíram com as atividades propostas. Caracterizados pelo perfil de estudantes da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, entre o primeiro e oitavo período. Através da dinâmica desenvolvida sobre marketing e produção de conteúdo, gerou-se um produto educacional elaborado pelos participantes através da estratégia Canvas de Projeto, e que será desenvolvido em juntamente com a ação extensionista. Conclusão: Notou-se grande participação e interesse pelos temas propostos, uma vez que o minicurso foi formulado visando instigar os acadêmicos a produzirem conteúdos seguros sobre medidas contra o Coronavírus, e instrumentalizá-los a fim de incentivar a produção de estratégias inovadoras e criativas de modo a contribuir com o protagonismo da classe no contexto pandêmico.

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Fileme, B., Nascimento, G. S., & Brum, . A. K. R. (2020). PAPO ACADÊMICO: TRANSFORMANDO ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTOS SEGUROS NA PANDEMIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(4), 32. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/579