SINTOMAS DEPRESSIVOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E O DÉCIMO SEGUNDO PERÍODO

Autores

  • Sara Tamna Ventura Melo
  • Kesley Silveira de Albuquerque
  • Laíza Emrich Cruvinel
  • Daiane Cristine Silva Lopes
  • Nataska Batista Possas

Palavras-chave:

Depressão, Estudantes de medicina, Qualidade de vida, Saúde mental Transtorno depressivo

Resumo

Introdução: A preocupação com o bem-estar psicológico e qualidade de vida dos estudantes de medicina vem se tornando foco em pesquisas. Todos os fatores estressantes podem levar aos estudantes a acionarem mecanismos de defesa psicológicos, como dissociação ou isolamento afetivo. Dessa forma, fez-se necessário conhecer suas condições psíquicas. Objetivo: avaliar prevalência de sintomas depressivos entre os alunos do primeiro e décimo seguro período. O conhecimento de indicadores subsidiará e direcionará estratégias para promoção à saúde, bem como terapêuticas específicas da população estudada. Material e métodos: os sintomas depressivos foram rastreados por meio do Inventário de Beck (IDB) aplicado a 124 alunos de medicina de uma instituição privada de Minas Gerais matriculados no primeiro e décimo segundo, durante agosto e dezembro de 2019. Os pontos de corte para ausência de sintomas depressivos, sintomas leves, moderados e graves foram, respectivamente, 0-3, 4-7, 8-15 e 16 ou mais. Levantaram-se dados demográficos por meio de questionário. Resultados: dos 124 participantes da pesquisa, houve predomínio de jovens, do sexo feminino, solteiros, 64 cursavam o primeiro período e 60 o décimo segundo. A prevalência de 76% da amostra possuem quadro depressivo de leve a moderado, sendo 46 alunos (77% ) alunos do décimo segundo e 23% do primeiro período. Conclusão: o presente estudo, contribuirá para que os estudantes recebam suporte de equipe profissional e possam perceber e alterar sua condição de fragilidade nesse cenário propiciando reflexos nas ações de saúde destes futuros profissionais, tendo em vista os dados obtidos. As excessivas cargas horárias e a ansiedade progressiva com a finalização do curso merecem maior atenção no processo de mudança curricular, com isso haverá planejamento para direcionar instituições de ensino, com o intuito de auxiliá-las na excelência da formação.

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Melo, S. T. V., Albuquerque, K. S. de, Cruvinel, L. E., Lopes, D. C. S., & Possas, N. B. (2020). SINTOMAS DEPRESSIVOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E O DÉCIMO SEGUNDO PERÍODO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(3), 78. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/454