PROSPECÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: USO DE NANOPARTÍCULAS DE GOMA DO CAJUEIRO, AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTICOLINESTERÁSICAS E ANTIOXIDANTES DA ESPÉCIE VEGETAL Barbacenia blanchetii PARA APLICAÇÃO NA TERAPIA DA DOENÇA DE ALZHEIMER.

Autores

  • Viviane Lima Silva
  • Durcilene Alves da Silva
  • Anderson Nogueira Mendes

Palavras-chave:

Barbacenia blanchetii, Doença de Alzheimer], Prospecção

Resumo

Introdução: Sabe-se que a doença de Alzheimer, trata-se de uma afecção neurodegenerativa que acomete cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo todo sendo na maioria idosos, os medicamentos anticolinesterásicos são os mais indicados para o tratamento desta doença. Diante desse cenário, a nanotecnologia trata-se de uma ciência e uma grande aliada na produção de fármacos, principalmente na área médica, farmacêutica e química, assim criando novos materiais e desenvolvendo novos produtos em escala nanométrica abordando a caracterização, manipulação, preparação e aplicação de estruturas biológicas, em especial as nanopartículas. Objetivo: No contexto fitoquímico, a espécie vegetal Barbacenia blanchetii que ocorre nos campos rupestres da Chapada Diamantina no Estado brasileiro da Bahia, é rica em flavonoides já o cajueiro, Anacardium occidentale, é um vegetal edêmico da região nordeste brasileira e produz exsudato em quantidade considerável. Diante dessas informações, o objetivo do artigo é investigar se há o uso de extratos incorporados em nanopartículas obtidas a partir da goma do cajueiro, e também do óleo essencial extraído dessa espécie vegetal, a Barbacenia blanchetii e suas aplicações na terapia da doença de Alzheimer. Material e métodos: Para a realização da prospecção científica e tecnológica foram analisadas as patentes depositadas nos seguintes bancos de dados: European Patent Office (EPO), World Intellectual Property Organization (WIPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), bem como nas principais bases de dados de publicação de periódicos como PubMed, SciELO, Web of Science e Science Direct. Resultados: Na prospecção científica foi encontrado apenas 1 artigo publicado na base de dados da PubMed que trata do uso das folhas dessa espécie vegetal na forma de extratos aplicados na inibição da enzima butirilcolinesterase. Já para a prospecção tecnológica não foram encontrados nenhum depósito de patente referente ao gênero Barbacenia e nem para a espécie em investigação. Conclusão: Os dados apresentados na prospecção científica e tecnológica mostraram que o uso da espécie vegetal Barbacenia blanchetii é inexistente, ou seja, trata-se de um novo campo de pesquisa a ser explorado, inclusive não há depósitos de patentes para o referido vegetal, o que torna essa área bastante promissora para o desenvolvimento de pesquisas.

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Silva, V. L., Silva, D. A. da, & Mendes, A. N. (2020). PROSPECÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: USO DE NANOPARTÍCULAS DE GOMA DO CAJUEIRO, AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTICOLINESTERÁSICAS E ANTIOXIDANTES DA ESPÉCIE VEGETAL Barbacenia blanchetii PARA APLICAÇÃO NA TERAPIA DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(3), 64. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/440