MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADOS POR PÓS-GRADUANDOS FRENTE AO ESTRESSE ACADÊMICO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Lucas Carvalho Santana
  • Lúcia Aparecida Ferreira
  • Marli Aparecida Reis Coimbra

Palavras-chave:

Adaptação psicológica, Estresse psicológico, Estudantes de pós-graduação

Resumo

Introdução: Os estudantes de pós-graduação, de uma forma geral, estão expostos a numerosos agentes estressores inerentes às atividades desenvolvidas. As respostas evocadas pelos estímulos estressores, mas mantidas por suas consequências, denominam-se mecanismos de enfrentamento. Consistem na interação entre o organismo e o ambiente, na qual é utilizado um conjunto de estratégias destinadas a promover a adaptação às circunstâncias estressoras. Objetivo: Identificar as evidências na literatura sobre os mecanismos de enfrentamento utilizados por pós-graduandos, nível stricto sensu, frente à ocorrência de estresse acadêmico. Material e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir das bases de dados PubMed, LILACS, CINAHL e Scopus, utilizando-se os seguintes Descritores em Saúde/ MeSH terms combinados entre si: estresse psicológico/ stress, psychological; adaptação psicológica/ adaptation, psychological; estudantes de pós-graduação/ postgraduate students. Estabeleceu-se como critérios de inclusão no estudo: artigos resultantes de estudos primários; publicados entre os anos de 2010 e 2020; disponíveis na íntegra em meio eletrônico; redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol; e que se relacionem à temática do estudo. Resultados: A busca resultou em 619 artigos científicos. A partir da leitura dos títulos, 19 foram selecionados para análise dos resumos; excluiu-se 16 artigos por não atenderem aos critérios de inclusão do estudo ou se tratar de artigos duplicados, restando 03 artigos para análise na íntegra. Trata-se de estudos de delineamento transversal, publicados no idioma inglês nos anos 2016, 2018 e 2019, respectivamente: estudo qualitativo realizado no Irã; pesquisa de abordagem quantitativa desenvolvida na Índia; e estudo de abordagem qualitativa na Malásia. Conclusão: Percebe-se uma escassez de estudos voltados para descrição dos mecanismos de enfrentamento utilizados pelos pós-graduandos, nível stricto sensu. É imprescindível a realização de novos estudos na área, haja vista a importância das atividades desenvolvidas por tal população.

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Santana, L. C., Ferreira, L. A., & Coimbra, M. A. R. (2020). MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADOS POR PÓS-GRADUANDOS FRENTE AO ESTRESSE ACADÊMICO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(3), 36. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/380

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