ESGOTAMENTO PSICOLÓGICO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3731Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Esgotamento psicológico, Estudantes de medicina, Angústia psicológicaResumo
Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) é caracterizada como uma resposta prolongada a estressores interpessoais crônicos no trabalho e relaciona-se com as dimensões como a exaustão emocional, a despersonalização e a diminuição da realização pessoal, em respostas às fontes crônicas de estresse. Objetivo: Diante do frequente diagnóstico da SB em estudantes de medicina, o presente estudo tem como finalidade apresentar uma revisão bibliográfica sobre o esgotamento psicológico que acometem esses graduandos da área médica. Metodologia: Este estudo usou artigos publicados nas plataformas da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico, entre os anos de 2019 a 2022. Resultados: Foram analisados 16 artigos científicos e dos principais resultados, constatou-se que os trabalhos que utilizaram como instrumento de avaliação o “Maslach Burnout Inventory for students (MBI-SS), a dimensão despersonificação esteve presente em mais de 30,6% dos estudantes e o sexo feminino foi o mais prevalente. Entre os fatores estressores encontrados havia a alta carga horária do curso, a má qualidade do sono, o uso de hipnóticos e a ideação suicida. Conclusão: Assim, diante da repercussão dessa síndrome na vida dos acadêmicos, sugere-se intervenções psicológicas a fim de melhorar a saúde mental dos futuros médicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br