FISIOTERAPIA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
estimulação precoce, fisioterapia, síndrome de downResumo
Introdução: A Síndrome de Down ou trissomia do 21 é considerada a alteração cromossômica mais frequente, caracterizada pelo acréscimo de mais um cromossomo, totalizando 47. Alterações no desenvolvimento neuropsicomotor vão estar presentes, incluindo sensoriais e cognitivas. Algumas das características mais presentes incluem alterações no tônus muscular, caracterizando a hipotonia, hiperflexibilidade das articulações, língua protrusa, olhos com fendas palpebrais oblíquas, anomalia cardíaca, além de atrasos no desenvolvimento motor. A estimulação precoce permite que haja interação integrativa da criança com o ambiente, auxiliando no desenvolvimento motor, prevenindo e corrigindo a instalação de padrões motores atípicos e limitações na aquisição motora, permitindo posteriormente maior independência funcional. Objetivo: Apresentar a importância da intervenção fisioterapêutica precoce em crianças com Síndrome de Down. Material e métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, realizada por meio de uma busca nas bases de dados: Pubmed, Scielo e Lilacs. Foram utilizados os descritores: estimulação precoce, síndrome de down, fisioterapia. Foram selecionados apenas artigos disponibilizados na íntegra gratuitamente, nos idiomas português e inglês. Resultados: Para a realização desse estudo foram incluídos 26 artigos, sendo 14 relevantes à revisão. Os estudos revisados mostraram que a estimulação precoce com fisioterapia contribuiu significativamente para a potencialização das aquisições motoras, bem como na correção de padrões anormais, melhora do tônus e equilíbrio, além de proporcionar maior independência e qualidade nas atividades diárias. A estimulação precoce proporciona experiências sensório-motoras que auxiliarão na maturação e ganho de habilidades funcionais para que se possa alcançar o pleno desenvolvimento. O fisioterapeuta tem papel fundamental no processo de desenvolvimento sensório-motor. Conclusão: Os trabalhos revisados evidenciam que as crianças com Síndrome de Down apresentam distúrbios no desenvolvimento neuropsicomotor. Dessa forma, a intervenção precoce auxilia na maturação motora, proporcionando condições para que a criança adquira posturas e reações necessárias para o alcance do desenvolvimento, com exercícios e técnicas que estimulam a aquisição de habilidades funcionais, prevenindo deformidades e limitando atrasos, permitindo melhora na potencialidade e vivência sensório-motora. A demora na intervenção pode limitar as habilidades motoras, com prejuízos no desenvolvimento neuropsicomotor.
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