A DIFICULDADE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA

Autores

  • Denise Silva Sousa
  • Luciana Oliveira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3349

Palavras-chave:

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE, MÁS NOTÍCIAS, PSICOLOGIA DA SAÚDE

Resumo

Introdução: A comunicação de uma notícia difícil afeta diretamente o profissional de saúde devido a sua complexidade. Quando a notícia difícil é de um câncer a situação se agrava, podendo gerar nos profissionais de saúde sentimentos de incapacidade e sobrecarga emocional. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde ao comunicar uma má notícia. Material e métodos: A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos foram fundamentados pela pesquisa empírica, por meio entrevistas individuais, semiestruturadas, com os integrantes de uma equipe de saúde de um ambulatório de estomatologia de Goiás, descritas e categorizadas com base na análise de conteúdo. Resultados: As principais dificuldades encontradas a partir das descrições das entrevistas foram: a) Falhas na comunicação, que se refere a não compreensão por parte do paciente do que está sendo comunicado; dificuldade em parte explicada pelo uso dos jargões técnicos pelos profissionais, de difícil compreensão ao usuário; b) Dificuldade em lidar com emoções: seja realizar o manejo das emoções dos pacientes, como dos seus próprios sentimentos diante da situação; c) Cuidado humanizado, que ressalta o desafio encontrado pelos profissionais de saúde em proporcionar um momento acolhedor diante da situação de fornecer a má notícia, colocando o paciente como centro do seu processo. Com os dados obtidos, torna-se evidente a necessidade de práticas voltadas para a saúde do profissional que sofre nesse processo de comunicar uma má notícia ao paciente. Conclusão: Conclui-se, então, que os conceitos de implicação e reserva são extremamente úteis para se lidar com notícias difíceis. Este comportamento consiste em um cuidado implicado, onde o profissional de saúde, ouve, acolhe, se compromete com o caso do paciente. Entretanto, deve haver um equilíbrio neste preceito, se o profissional se envolver emocionalmente demasiadamente com o paciente, pode ocorrer o adoecimento deste profissional. Portanto, carece de um equilíbrio entre conduta reservada e implicada para uma boa comunicação de notícias difíceis. Buscou-se por meio deste trabalho ampliar o conhecimento da área, demonstrando a importância desse conteúdo enquanto dispositivo de cuidado aos pacientes.

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Sousa, D. S. ., & Santos, L. O. dos . (2022). A DIFICULDADE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 401. https://doi.org/10.51161/rems/3349

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional