SAÚDE ÚNICA (ONE HEALTH) EM PAUTA: USO DE RECURSO AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO EM PRÁTICA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3072Palavras-chave:
AUDIOVISUAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE ÚNICAResumo
Introdução: O ensino-aprendizagem em programas de pós-graduação sobre a educação e comunicação em vigilância em saúde é baseado, frequentemente, em avaliações teóricas e conceituais. Objetivos: O trabalho buscou inovar na forma de avaliação de um curso de pós-graduação a partir de reflexões e aplicação de conceitos/temas relativos à saúde pública promovendo o desenvolvimento de material audiovisual direcionado aos profissionais de saúde e à comunidade em geral. Materiais e Métodos: A elaboração do material audiovisual foi realizada durante a disciplina Educação e Informação em Saúde do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Coordenação de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em 2021. O conceito One Health (Saúde Única) foi a temática escolhida para a construção de um vídeo animado com estilo de quadro branco e imagens prontas que foram adicionadas a uma linha do tempo, utilizando-se o software Doodly. Resultados: O vídeo intitulado Saúde Única (One Health): o que eu tenho a ver com isso? de duração final de 4:55 minutos foi apresentado em sala de aula acompanhado de um relato explicativo do processo de desenvolvimento desse material educativo. O vídeo apresentou uma narrativa de questionamentos sobre as conexões e as relações entre saúde humana – animal - meio ambiente, a partir do uso de antimicrobianos em diversos espaços como agricultura, pecuária, produção de alimento, estabelecimentos comerciais e atendimento em saúde. O produto foi disponibilizado em mídias de comunicação: YouTube da Coordenação de Controle de Doenças, com parceiros e site do Movimento Nacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/São Paulo, além das redes sociais da Mottainai Tec (Tecnologia Socioambiental). O resultado foi a produção de um material audiovisual com informação científica de forma mais atrativa e de fácil entendimento, a fim de possibilitar ampla divulgação e uma nova opção de acesso gratuito ao conhecimento em saúde pública. Conclusão: O uso de recurso audiovisual como estratégia de ensino-aprendizagem facilitou a abordagem de conteúdo complexo e específico da área de vigilância em saúde pública de forma mais dinâmica, didática, criativa e motivadora, tornando o assunto mais atrativo e comunicativo para o docente, profissional da saúde e cidadão.
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