RELAÇÃO ENTRE A PERCENTAGEM DE CONSOANTES CORRETAS E VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Ivaneide Almeida Braga
  • Joana Rocha
  • Fátima Maia

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3032

Palavras-chave:

PCC, TDAH, VOCABULÁRIO

Resumo

Introdução: O TDAH é o transtorno do neurodesenvolvimento que frequentemente co-ocorre com os transtornos de linguagem. Objetivo: Verificar a influência da idade, gênero e grau de escolaridade na Percentagem de Consoantes Corretas (PCC) e no Vocabulário em crianças com TDAH e a correlação entre PCC e score de vocabulário. Material e Método: Trata-se de um estudo descritivo e correlacional, realizado com uma amostra de 36 crianças com TDAH, na faixa etária entre 06 e 12 anos, atendidas em um Centro de Atendimento Educacional Especializado de uma região do Brasil. Foi aplicada a prova de vocabulário do ABFW e calculada a PCC, através da prova de nomeação referente à Fonologia. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média, mediana e desvio padrão) e inferencial (teste de Mann-Whitney), sendo todas as questões éticas asseguradas. Resultados: Das crianças avaliadas, 55,6% apresentaram valores compatíveis com transtorno fonológico moderadamente leve e 16,7% grave, não havendo predominância quanto ao gênero, porém, verificaram-se correlações positivas, moderadas e significativas entre os índices das provas de: vocabulário com a idade (ρ = 0,489**; p<0,001) e com o período escolar (ρ = 0,540**; p<0,001) e PCC com a idade (ρ = 0,875**; p<0,001) e com o período escolar (ρ = 0,416*; p<0,05). Verificou-se ainda, correlação positiva, forte e significativa entre a PCC com o vocabulário (ρ = 0,768**; p<0,001). Conclusão: Os resultados apontaram que crianças com idade e grau de escolaridade maiores, demonstram ser mais inteligíveis, verificando-se que quanto maior o desenvolvimento semântico e de conceituação apresentado na prova de vocabulário, maior o nível de inteligibilidade e menor o grau de perturbação fonológica, indicada pela PCC, compreendendo assim, que quanto maiores os índices de PCC, maiores os índices em vocabulário.

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Braga, I. A. ., Rocha, J. ., & Maia, F. . (2021). RELAÇÃO ENTRE A PERCENTAGEM DE CONSOANTES CORRETAS E VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 259. https://doi.org/10.51161/rems/3032

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional