RELAÇÃO ENTRE A PERCENTAGEM DE CONSOANTES CORRETAS E VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3032Palavras-chave:
PCC, TDAH, VOCABULÁRIOResumo
Introdução: O TDAH é o transtorno do neurodesenvolvimento que frequentemente co-ocorre com os transtornos de linguagem. Objetivo: Verificar a influência da idade, gênero e grau de escolaridade na Percentagem de Consoantes Corretas (PCC) e no Vocabulário em crianças com TDAH e a correlação entre PCC e score de vocabulário. Material e Método: Trata-se de um estudo descritivo e correlacional, realizado com uma amostra de 36 crianças com TDAH, na faixa etária entre 06 e 12 anos, atendidas em um Centro de Atendimento Educacional Especializado de uma região do Brasil. Foi aplicada a prova de vocabulário do ABFW e calculada a PCC, através da prova de nomeação referente à Fonologia. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média, mediana e desvio padrão) e inferencial (teste de Mann-Whitney), sendo todas as questões éticas asseguradas. Resultados: Das crianças avaliadas, 55,6% apresentaram valores compatíveis com transtorno fonológico moderadamente leve e 16,7% grave, não havendo predominância quanto ao gênero, porém, verificaram-se correlações positivas, moderadas e significativas entre os índices das provas de: vocabulário com a idade (ρ = 0,489**; p<0,001) e com o período escolar (ρ = 0,540**; p<0,001) e PCC com a idade (ρ = 0,875**; p<0,001) e com o período escolar (ρ = 0,416*; p<0,05). Verificou-se ainda, correlação positiva, forte e significativa entre a PCC com o vocabulário (ρ = 0,768**; p<0,001). Conclusão: Os resultados apontaram que crianças com idade e grau de escolaridade maiores, demonstram ser mais inteligíveis, verificando-se que quanto maior o desenvolvimento semântico e de conceituação apresentado na prova de vocabulário, maior o nível de inteligibilidade e menor o grau de perturbação fonológica, indicada pela PCC, compreendendo assim, que quanto maiores os índices de PCC, maiores os índices em vocabulário.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.