PROJETO SER MÃE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES EM TEMPOS DE COVID19

Autores

  • Monique Suiane Cavalcante Calheiros
  • Patrícia Acioli Lima de França
  • Ericka Patrícia da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2969

Palavras-chave:

COVID-19, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, GESTANTES

Resumo

Introdução: A educação em saúde é uma importante ferramenta para a prevenção de agravos, doenças e complicações no ciclo gravídico-puerperal. Porém com o avanço da pandemia da COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus), foi necessário a tomada de algumas medidas para a prevenção e controle da doença, dentre elas, o uso de máscaras, a correta higienização das mãos e o distanciamento social. Assim foi necessária a suspensão imediata de algumas atividades na Atenção Básica, dentre elas, a educação em saúde. Com a diminuição do número de hospitalizações e mortes, além do avanço da imunização contra o COVID-19, iniciou-se o processo de retomada segura e responsável das atividades. Nessa retomada, percebeu-se a necessidade de reorganização do grupo de gestantes, dessa forma foi elaborado o “Projeto Ser Mãe” que consiste em educação em saúde multiprofissional para gestantes agrupadas por trimestre de gestação, para diminuir a quantidade de gestantes nas reuniões e facilitar o distanciamento social. Objetivo: Levar educação em saúde as gestantes respeitando as medidas sanitárias para prevenção da COVID19. Material e métodos: As reuniões ocorrem mensalmente para as gestantes de cada trimestre gestacional, sendo os temas abordados de acordo com estes e com a capacidade técnica de cada profissional. No final de cada mês, os profissionais de saúde se reúnem para avaliar e planejar os encontros posteriores. Após 3 meses do projeto será realizado um evento de fechamento com todas as gestantes, no qual será realizada educação em saúde e algumas atividades para atraí-las: escalda pés, booking para gestantes em vulnerabilidade social e sorteio de brindes. Resultados: Foi notório que durante o período do projeto as gestantes mantiveram a assiduidade nas consultas de pré-natal, além de serem participativas com dúvidas e trazendo experiências sobre o tema abordado nas reuniões. Também foi possível perceber que as gestantes assimilaram o conteúdo passado e se mostraram interessadas no dia do encerramento e nas atividades programadas para elas.  Conclusão: Através do grupo de gestante foi possível criar um vínculo maior entre as gestantes e os profissionais de saúde, gerando maior participação e assiduidade.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Calheiros, M. S. C. ., França, P. A. L. de, & Santos, E. P. da S. . (2021). PROJETO SER MÃE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES EM TEMPOS DE COVID19. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 203. https://doi.org/10.51161/rems/2969

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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