ATUAÇÃO DE ENFERMEIRAS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO À SAÚDE ONCOLÓGICA DO HOSPITAL ESCOLA DA UFPEL FRENTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-19): RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Caroline Genezi Vitoria Pereira
  • Paula Shakira Araújo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2921

Palavras-chave:

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, PANDEMIA, ENFERMAGEM

Resumo

Introdução: A Residência Multiprofissional em Saúde é uma pós-graduação latu sensu inserida na saúde pública, sendo coordenada pelo Ministério de Educação e da Saúde. Durante a residência são desenvolvidas atividades teórico-práticas, onde o conhecimento científico é aprofundado em sala de aula, além de questões ligadas às experiências vivenciadas nos atendimentos práticos. Contudo, a descoberta do vírus covid-19 em Wuhan, na China (2019), deu origem a uma contaminação global, todavia, os residentes em saúde assim como demais profissionais, precisaram se reinventar frente as mudanças na rotina de trabalho. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada como residentes em saúde frente a pandemia do novo coronavírus, em meio as medidas implementadas para minimizar o contágio, como proteção individual, isolamento e distanciamento social. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência, elaborado em 2021. Na adaptação ao cuidado, foram respeitadas as medidas de distanciamento e isolamento social e para algumas atividades, utilizou-se a plataforma de conferência virtual google meet. Resultados: As residências assumiram papel de enfrentamento junto a outros profissionais no combate ao Covid-19. Além das suas atribuições diárias, os residentes fortaleceram ações de promoção de saúde, adaptando atividades. Um exemplo ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde, onde, impossibilitadas de atuar presencialmente, as residentes criaram um grupo de tabagismo online com os usuários atendidos que previamente manifestaram interesse em parar de fumar. Com o intuito de evitar aglomerações e manter o distanciamento social, os encontros desse grupo ocorreram de forma síncrona, através de uma sala de conferência virtual utilizada no aplicativo do google meet, que também foi utilizada para a participação das residentes nos Rounds Multiprofissionais, onde ocorrem as discussão dos casos clínicos dos pacientes. Conclusão: Por fim, a pouca habitualidade à tecnologia poderia vir a ser um empecilho, no entanto, observou-se o interesse dos usuários em aprender e a facilidade de acesso à plataforma. Reflete-se que a pandemia impactou na formação dos residentes que adaptaram-se a uma nova rotina, tiveram ações específicas da área de concentração afetadas e precisaram adequar as atividades teóricas presenciais para aulas assíncronas e síncronas, como forma de manter o compromisso com o programa em prol dos pacientes.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Pereira, C. G. V. ., & Pereira, P. S. A. . (2021). ATUAÇÃO DE ENFERMEIRAS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO À SAÚDE ONCOLÓGICA DO HOSPITAL ESCOLA DA UFPEL FRENTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-19): RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 156. https://doi.org/10.51161/rems/2921

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional