EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM PRONTO ATENDIMENTO NO AMAZONAS- RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bruno Sarkis de Oliveira
  • David Lopes Neto
  • Rizioléia Marina Pinheiro Pina

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2793

Palavras-chave:

CAPACITAÇÃO EM ENFERMAGEM, CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO, EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM

Resumo

Introdução: A Educação Permanente é considerada a melhor estratégia para desenvolver conhecimento, práticas e habilidades, tornando mais qualificada a assistência prestada reduzindo os efeitos adversos, tendo como proposta a valorização do saber e o fazer dos profissionais de saúde e dos usuários que se relacionam; a intensificação das ações educativas nas instituições de saúde faz-se necessária para garantir a segurança dos profissionais, pacientes e da instituição. Os profissionais da enfermagem, precisam melhorar seus conhecimentos e habilidades para fornecer uma assistência de melhor qualidade a seus clientes. Objetivo: Relatar a experiência de um enfermeiro na coordenação do Núcleo de Educação Permanente de um Serviço de Pronto Atendimento no Amazonas. Material e métodos: Relato de experiência das ações realizadas  no  período  de setembro 2020 à junho 2021  pela Coordenação do Núcleo de Educação Permanente de um Serviço de Pronto Atendimento que teve como ponto de partida o diagnóstico situacional das necessidades de treinamento expressas pelos profissionais de enfermagem da unidade, sendo identificados inúmeros temas, característico da unidade, voltados para urgência e emergência.  Resultados: O Diagnóstico situacional apontou fragilidades  e necessidades de atualizações de normas, rotinas, e procedimentos, necessárias à melhoria da qualidade da assistência prestada pelos profissionais da Enfermagem aos usuários, que desencadeou o desenvolvimento de um planejamento de Intervenção,  atualização dos Procedimentos Operacionais Padrão - POP da Enfermagem, Rotinas Assistenciais dos Setores, treinamentos e capacitações como atendimento em Parada Cardiorrespiratória, treinamento de equipamentos existentes na unidade dentre outros. Conclusão: Os treinamentos, foram ministrados pelo próprio Coordenador Enfermeiro, por meio da discussão em equipe dirimindo as dúvidas e questionamentos, que apontou a necessidade da implementação do Núcleo de Educação Permanente para estar continuamente atualizando conhecimento, dividindo experiências e capacitando os profissionais para prestarem a assistência de Enfermagem com segurança, destreza e empatia. Como contribuições para Enfermagem é possível descrever que o enfermeiro é o protagonista da Assistência de Enfermagem por meio do olhar holístico e escuta atenta às  necessidades de sua equipe, com vistas a qualificar a equipe para ofertar assistência qualificada e eficaz. Educação Permanente é a melhor estratégia para desenvolver conhecimento, práticas e habilidades, tornando mais qualificada a assistência prestada.

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Oliveira, B. S. de ., Neto, D. L. ., & Pina, R. M. P. . (2021). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM PRONTO ATENDIMENTO NO AMAZONAS- RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 38. https://doi.org/10.51161/rems/2793

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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