EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O DIAGNÓSTICO/PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO PARA USUÁRIAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

Autores

  • Eduarda Beatriz de Azevedo Silva
  • Elaine Cristina Pinheiro Viana Pastana

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2725

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PCCU, RASTREAMENTO

Resumo

Introdução: O câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o primeiro mais incidente no Norte. O rastreamento é realizado através do exame preventivo do colo do útero (PCCU), o qual contribui sensivelmente para a redução das taxas de incidência e mortalidade da doença. Objetivos: Relatar a experiência de ação de educação sobre o diagnóstico/prevenção de câncer de colo de útero através do PCCU para usuárias de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Material e métodos: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado entre setembro de 2020 a março de 2021. As ações consistiram na atuação dos acadêmicos no auditório da UBS com mulheres adultas, respeitando-se os protocolos de biossegurança relacionadas ao contexto pandêmico da COVID-19. As dinâmicas eram realizadas em rodas de conversas, através de perguntas, nesse contexto, os discentes discorriam de forma lúdica e didática sobre a importância do PCCU e informações necessárias à sua realização, além do esclarecimento de dúvidas sobre infecções vaginais e o possível diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.  Resultado: Foram realizadas 11 (onze) reuniões com uma média de participação de 10 (dez) mulheres.  Observou-se o desconhecimento das pacientes quanto ao exame de rastreamento de câncer de colo de útero e que não possuíam a preocupação de realizar o exame. Além disso, muitas ouvintes postergavam tratamento para secreções em suas vaginas quando necessário. Após os encontros houve um aumento de 50% na realização do exame. Foi possível identificar pacientes com a citologia negativa para lesão intrapitelial em 85% dos casos, 12% com células epiteliais anormais e 3% com microbiota sugestiva para Gardnerella. Conclusão: A educação em saúde colabora sensivelmente para o empoderamento das mulheres na busca de sua saúde. Dessa forma, é possível afirmar que o conhecimento compartilhado com essas mulheres gerou a prevenção e agravos de patologias, portanto, mostrasse necessário a continuidade dessas rodas de conversa com o intuito de continuar  estimulando a procura pelo exame.  

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Silva, E. B. de A. ., & Pastana, E. C. P. V. . (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O DIAGNÓSTICO/PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO PARA USUÁRIAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 16. https://doi.org/10.51161/rems/2725

Edição

Seção

I Congresso On-line Nacional de Histologia e Embriologia Humana

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)