DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO DO MUNICÍPIO DE CACOAL-RO.

Autores

  • Loirena Gularte Sousa
  • Gabrieli Ferreira Nunes
  • Teresinha Cícera Teodoro Viana
  • José Wanderson Oliveira Silva

Palavras-chave:

Enfermagem, infarto, protocolo, reabilitação, saúde

Resumo

Introdução: O Infarto do Miocárdio (IM) trata-se de um processo pelo qual áreas de células miocárdicas no coração são destruídas de maneira permanente. O desconhecimento dos sintomas e o consequente retardo na procura de ajuda na emergência pioram o prognóstico. O enfermeiro muitas das vezes é o primeiro contato destes pacientes com o serviço de saúde, devendo possuir a habilidade de distinguir os sinais e sintomas com uma certa velocidade, visto que o tempo é um fator determinante para o seu prognóstico. Objetivo: Acompanhar a reabilitação de pacientes e analisar o trabalho da equipe de enfermagem no atendimento à vítima de infarto agudo do miocárdio. Material e métodos: Será desenvolvido um protocolo de acompanhamento e executado pela equipe de enfermagem, com a utilização de uma bicicleta ergométrica portátil modular com Realidade Virtual (RV) para reabilitação de vítimas de IM e AVC. Primeiramente será feito um levantamento do quantitativo de diagnosticados com infarto agudo do miocárdio no SAME. Após isso serão selecionados uma faixa de 10 á 20 pacientes entre 35 a 70 anos, os quais passarão por uma triagem. Os pesquisadores irão se apresentar até o paciente e farão uma breve apresentação do método de recuperação a ser oferecido. Se houver aceitação por parte do paciente ou responsável será realizada a aplicação do TCLE e em seguida a aplicação de um formulário para coleta de dados clínicos. Com isso, serão feitas sessões de 15 a 30 min durante 2 a 3 vezes por semana na residência ou local especifico do grupo, onde o aparelho será utilizado para execução. Resultados: Através da aplicação das técnicas de assistência de enfermagem, espera-se viabilizar uma rápida recuperação, identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem neste caso. Conclusão: Este projeto poderá contribuir de forma satisfatória para o desenvolvimento cientifico, visto que o enfermeiro é o profissional que pode estabelecer um relacionamento de confiança.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Gularte Sousa, L. ., Ferreira Nunes, G. ., Teodoro Viana, T. C., & Oliveira Silva, J. W. (2020). DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO DO MUNICÍPIO DE CACOAL-RO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(2), 70. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/267