ASPECTOS GERAIS RELACIONADOS A SAÚDE DOS TRABALHADORES RURAIS

Autores

  • Robson José Rodrigues Alves
  • Rutielly Maria Rodrigues Alves

Palavras-chave:

Atividade agrícola, condições de trabalho, morbilidade

Resumo

Introdução: Os trabalhadores rurais são beneficiados pelo fato estarem em um ambiente de menor poluição atmosférica e ausência do estresse do ambiente urbano, entretanto, são afetados à exposição a substancias tóxicas, podem sofrerem de doenças devido aos tipos de atividade física no trabalho e sua intensidade. A mortalidade e morbidade dos trabalhadores está diretamente ligado aos fatores de condições de vida, implicando nas condições de trabalho os quais são submetidos, além disso, a gravidade e tempo de manifestação de alguma determinada doença relaciona-se com a intensidade e tipo de atividade. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo verificar aspectos relacionados a saúde a atividade rural e os trabalhadores. Material e métodos: As informações referentes ao trabalho foram adquiridas de fontes literárias dos últimos anos, e de grande relevância para a pesquisa. Resultados: No final da década de 1970 a indústria de fertilizantes começou a utilizar resíduos de maior perigosidade a saúde humana, afim de obter elementos essenciais ao crescimento dos vegetais, sendo eles, cobre, zinco e manganês, com isso aumentando os riscos para a saúde dos trabalhadores.
A utilização de novas tecnologias em auxilio ao trabalho tem reduzido riscos em algumas atividades, entretanto, possibilitando também a intensificação de trabalho, podendo ocasionar doenças e alterações fisiológicas ou psico-cognitivas aos operadores. Os fatores determinantes a saúde dos trabalhadores não relaciona apenas aos ricos tradicionais, como mecânicos, físicos, biológicos, químicos e ergonômicos, incluindo os condicionantes sociais, tecnológicos, econômicos e organizacionais. Além de tudo, estudos mostram que 75,2% dos trabalhadores rurais recebem até 1 salário mínimo mensal ou não possuem rendimento. Conclusão: Na literatura brasileira são encontrados poucos estudos relacionados as condições gerais da saúde dos trabalhadores rurais, além disso, falta iniciativa afim minimizar os efeitos dessa atividade aos trabalhadores rurais.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Rodrigues Alves, R. J. ., & Rodrigues Alves, R. M. (2020). ASPECTOS GERAIS RELACIONADOS A SAÚDE DOS TRABALHADORES RURAIS. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(2), 42. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/224