O ACOLHIMENTO DENTRO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Anna Beatriz Hermans

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/1667

Palavras-chave:

ACOLHIMENTO, EDUCAÇÃO SEXUAL, PSICOLOGIA

Resumo

Introdução: O ensino de educação sexual no Brasil é bastante reduzido, os estudos referentes ao melhor ensino e práticas para tal educação são ainda mais. Este resumo se refere aos resultados de dois anos de ministração de aulas de educação sexual para jovens adultos dentro do programa de estágio de psicologia social e educacional da Unesp de Assis. Ao longo de três edições do curso referido foram-se percebidas aulas específicas que geravam comoções internas nos alunos e dos quais uma boa prática de aula necessitava de um acolhimento dentro da aula virtual, assim como a possibilidade de dar este amparo em particular após a aula caso o aluno apresentasse gatilhos sobre a temática discutida. Objetivo: Os objetivos desse trabalho são avaliar a necessidade de acolhimento psicológico durante ou após algumas aulas de educação sexual. Material e Métodos: utilizando-se como métrica a experiencia vivenciada pelas estagiárias do curso. Resultados: foram obtidos que não há a necessidade de acolhimento em todas as aulas e temáticas discutidas no decorrer das aulas, contudo, em aulas como a de consentimento, pornografia e aborto que tratavam de temas como abusos e estupros, foram percebidas que a formação em psicologia das estagiarias auxiliaram na mediação do tema, assim como o amparo dos alunos afetados. Conclusão: Concluindo, fora percebido dentro das atividades de estágio que o acolhimento psicológico de alunos afetados pelas temáticas sensíveis da educação sexual possibilitou um espaço seguro para esses alunos aprenderem e debaterem livremente os assuntos tratados durante o curso, assim como um amparo para o sofrimento imediato destes indivíduos.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Hermans, A. B. . (2021). O ACOLHIMENTO DENTRO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 04. https://doi.org/10.51161/rems/1667

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Social On-line