A IMPORTÂNCIA DOS ACHADOS RADIOLÓGICOS ENCONTRADOS POR MEIO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE ALTA RESOLUÇÃO NA DETECÇÃO DA COVID-19.

Autores

  • Rafael Souza da Silva Vasconcelos
  • Lívia Correia Magalhães
  • Francisco Rodine Lima de Abreu
  • Carlos Adriano de Fernandes

Palavras-chave:

Covid-19, Tomografia de alta Resolução, Diagnóstico

Resumo

Introdução: Este estudo objetivou analisar a importância dos achados radiológicos na detecção da Covid-19 com utilização da tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR). Uma revisão bibliográfica foi utilizada como base do estudo. Neste período de incertezas e transformações, que vivemos, cabe refletirmos sobre a importância do papel da Imaginologia como forma de complementar o diagnostico dessa doença Pandêmica. Objetivo: Identificar quais recursos eram importantes no diagnóstico da Covid-19 e verificação das técnicas utilizadas nesse contexto, tendo como objetivo específico determinar qual a melhor técnica de diagnóstico por imaginologia. Material e métodos: Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico. Resultados: A partir da análise de dados foi possível perceber a importância das imagens dos achados radiológicos como forma de complementar a identificação da SARS-CoV-2. Evidenciou-se que o exame de Tórax bidimensional não é fator determinante no auxílio da detecção da Covid-19, entretanto, a tomografia de alta resolução (TCAR) é uma excelente ferramenta, está indicada principalmente para pacientes hospitalizados, sintomáticos, com quadro moderado ou grave. Ademais é importante deixar claro que a imaginologia é um recurso complementar no diagnóstico, ou seja, não pode substituir em hipótese nenhuma um exame clínico citológico. Conclusão: Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o uso da Tomografia é eficaz para complementar o diagnóstico da Covid-19. Ainda não há comprovação de outras técnicas de imaginologia possam ajudar na detecção dessa patologia, como exemplo o Ultrassom. Entre os médicos que se esforçam para melhor direcionar o diagnóstico, foi evidenciado a fusão entre o diagnóstico por imagem (TC) e os exames clínicos como sendo a forma mais eficiente de dar um tratamento, mais preciso aos seus pacientes.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Souza da Silva Vasconcelos, R. ., Correia Magalhães , L. ., Rodine Lima de Abreu, F., & de Fernandes, C. A. . (2020). A IMPORTÂNCIA DOS ACHADOS RADIOLÓGICOS ENCONTRADOS POR MEIO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE ALTA RESOLUÇÃO NA DETECÇÃO DA COVID-19. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(2), 14. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/158