ENSAIOS FILOSÓFICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE UM LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1489Palavras-chave:
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE, ENFERMAGEM, GRUPOS DE PESQUISA, CAPITAL SOCIAL, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDEResumo
Introdução: Um laboratório pode ser definido como atividade que envolve observação, experimentação ou produção num campo de estudo, sendo um ambiente didático propício para o trabalho em grupo. Por se tratar de um local que oportuniza a discussão, o laboratório aumenta a interação entre os alunos e potencializa o confronto de seus conhecimentos prévios com outras possibilidades e explicações, bem como relaciona a teoria à prática. Já o termo “capital humano” é oriundo das proposições do economista Theodore W. Schultz, após a criação de uma disciplina chamada “Economia da educação”, em meados da década de 1950. Essa disciplina, juntamente com os resultados de suas análises, rendeu ao educador o Prêmio Nobel de Economia, em 1979, pelo trabalho intitulado “Investment in human capital”, publicado na American Economic Review. Objetivo: relatar as vivências de um grupo de pesquisa em laboratório de formação de capital humano em um curso stricto sensu. Método: trata-se de um relato de experiência, de pesquisadores inseridos no Grupo de Pesquisa Cidadania e Gerência em Enfermagem, com vistas a dar continuidade das atividades acadêmicas com foco na formação de capital humano. O grupo de pesquisa faz parte do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Resultados: os diversos referenciais teóricos e metodológicos culminaram em diversas estratégias de formação, culminando no então denominado “laboratório de formação de capital humano”. Conclusão: as diversidades e a pluralidade existentes no laboratório como estratégias constituíram importante meio de formação e qualificação do capital humano, uma vez que as atividades conjuntas permitiram compartilhar saberes em prol dos avanços da coletividade, bem como, na formação de novos doutores no grupo de pesquisa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br