EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA NO COMBATE AO CORONAVIRUS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SINDROME DE DOWN

Autores

  • Carla Mirela Brito Borges
  • Caio Carvalho Benigno
  • Marian Dos Santos Oliveira
  • Nara Lourdes Moreno Rodrigues
  • Hegle De Assis Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/1404

Palavras-chave:

SARS-COV-2, COVID 19, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SÍNDROME DE DOWN, PREVENÇÃO

Resumo

Introdução: A população com síndrome de Down (sD), ou T21, é um grupo potencialmente vulnerável, num contexto de caos sanitário como o da   Covid-19. Doença com alto poder destrutivo e que ataca as defesas do indivíduo, especialmente àqueles com baixa imunidade como os com T21 que, contraindo corona vírus, podem apresentar a forma grave da doença, necessitar de hospitalização, correr risco de morte. Métodos e Objetivo: Foi montado e aplicado um protocolo de atividades de “Educação em Saúde”. Tudo foi desenvolvido em 2020, pela equipe do Projeto Núcleo Saber Down (UESB). O intuito era gerar comportamentos de autocuidado e autopreservação, através de atitudes de higiene das mãos, uso de máscara, etc. Este trabalho é um relato da experiência das atividades. Foram realizados 04 (quatro) encontros com 07 (sete) pessoas com Down entre 7 e 18 anos de idade, para os quais foram montados e apresentados vídeos educativos, pelo YouTube, e slides focados em pontos chaves com definição da doença, modo de transmissão, sinais e sintomas e medidas preventiva, seguida de instruções sobre higienização das mãos com álcool em gel, com orientação e execução da correta higienização. Resultados: A pessoa com T21 apresenta déficit cognitivo o que pode, em certa medida, dificultar a concentração, compreensão e retenção de informações. Os resultados foram considerados a partir de três dimensões: concentração, compreensão e retenção de informação. As reações e respostas durante a aplicação das atividades e perguntas e atividade de desenho exigida ao final demonstraram alto nível de concentração, apreensão das informações e exteriorização coerente das informações e conceitos trabalhados Conclusão: Atividades de educação em saúde em tempos de pandemia podem ser vistas como ferramentas de enfrentamento ao combate do vírus, sobretudo em um grupo de risco como o das pessoas com T21. Os participantes demonstraram bom nível de recuperação dos temas abordados. 

 

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Borges, C. M. B., Benigno, C. C., Oliveira, M. D. S. ., Rodrigues, N. L. M. ., & Pereira, H. D. A. . (2021). EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA NO COMBATE AO CORONAVIRUS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SINDROME DE DOWN. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 07. https://doi.org/10.51161/rems/1404

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Saúde On-line