SAÚDE MENTAL E ACOLHIMENTO: A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO DE SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1399Palavras-chave:
DISCENTES, ANSIEDADE, ACOLHIMENTOResumo
Introdução: Diante da sobrecarga imposta pelas atividades e disciplinas nos cursos técnicos na modalidade integrada do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia, Campus Irecê, quais estratégias podem ser utilizadas para amenizar os transtornos de ansiedade que rotineiramente afetam os discentes do Instituto? Existe uma demanda de discentes que procuram o núcleo médico no setor multidisciplinar relatando sinais físicos que muitas vezes são amenizados e/ou solucionados com a escuta e acolhimento, promovendo assim qualidade de vida e autoconhecimento. Objetivos: Compete aos membros da equipe realizar a triagem, identificar a necessidade de cada indivíduo e direcionar os atendimentos necessários. Material e Métodos: O artigo trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado através do método observacional, respeitando o sigilo e o anonimato dos observados. A amostra foi constituída por discentes do IFBA Campus Irecê, na faixa etária de 14 a 18 anos, das turmas do primeiro, segundo, terceiro e quarto anos. Através da observação foi possível registrar e descrever as principais dificuldades vivenciadas pelos discentes no ambiente escolar, como medo da reprovação, dificuldades em lidar com as disciplinas da aérea técnica, dificuldades com adaptação, visto que muitos jovens são oriundos de cidades vizinhas e passam a residir com familiares de segundo grau ou em repúblicas, exigindo maturidade e responsabilidade de um público muito jovem, tais situações geram sobrecarga que afeta principalmente a saúde mental destes indivíduos vindo a causar nervosismo, medo, preocupação, perturbações comportamentais, apreensão, alterações de sono, apetite desregulado, perfeccionismo e sinais físicos. Resultados: O estudo indicou a prevalência de vulnerabilidade entre os discentes, necessidade de serem acolhidos e assistidos pelos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar a fim de nortear as atividades acadêmicas, a demanda pessoal e os conflitos resultantes da mudança de vida. Conclusão: A pesquisa ressalta a importância da escuta, do olhar diferenciado e principalmente a importância do acolhimento para identificar e tratar as demandas emocionais que geram crises de ansiedade e afeta a qualidade de vida e o desempenho escolar dos discentes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br