UTILIZAÇÃO DE FOLDER NO ENSINO EDUCATIVO SOBRE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA DISMENORREIA PARA POPULAÇÕES SEM INSTRUÇÃO NA ÁREA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nicole Araújo Martins
  • Maria Clara Fontenele da Cunha
  • Marília Melo Prado Cavalcante
  • Renan Rhonalty Rocha
  • Ingrid Freire Silva

Palavras-chave:

Dismenorreia, Ciclo Menstrual, Relações Profissional-Paciente

Resumo

INTRODUÇÃO: A dismenorreia, também conhecida como dor menstrual, é um problema que pode surgir nas mulheres durante o período reprodutivo. É uma das doenças ginecológicas mais frequentes em mulheres afetando a qualidade de vida das mesmas. A dismenorreia pode apresentar-se de forma primária, tendo sintomas como cólica, cefaleia, tonturas, constipação e ausência de outras doenças, porém a dismenorreia secundária ocorre devido a outras patologias. O farmacêutico pode realizar o manejo de doenças autolimitadas, entre elas a dismenorreia primária, sempre acompanhado de uma avaliação dos resultados. O folder é uma ferramenta técnica que busca, através de informações sucintas, transmitir informações e/ou educar a população. OBJETIVO: Desenvolver estratégia que permita levar informações sobre a dismenorreia e a atuação do farmacêutico no combate a esta enfermidade às pessoas leigas. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de folder que mostra as características da dismenorreia, distinguindo a forma primária da forma secundária. Foi apresentado em palestra para um grupo de pacientes que estavam à espera de atendimento no Posto de Saúde Centro (Centro de Saúde da Família – CSF), Sobral, Ceará, Brasil, com autorização do gerente do posto. O folder apresenta ainda atividades exercidas pelo farmacêutico, desde o acolhimento, anamnese, plano de cuidados e a avaliação dos resultados. Busca promover o conhecimento de uma forma rápida e educativa a população. RESULTADOS: O folder utilizou como base o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar) – Dismenorreia. Desta forma, apresentou-se criativo, dinâmico, atraindo o interesse das pessoas no seu conteúdo. Além disso, o folder transmite informações sobre um assunto que atinge grande parte das mulheres, a dismenorreia. As informações foram transmitidas de forma sucinta e objetiva, facilitando o entendimento dos interessados no assunto e a atuação e contribuição do farmacêutico no tratamento desta enfermidade. O uso de imagens fortaleceu o entendimento de pessoas sem instrução na área sobre a doença em questão, pois facilitou o entendimento sobre o significado, os seus sintomas e suas formas de tratamento. CONCLUSÃO: O folder se mostrou uma importante ferramenta de transmissão de informações e conhecimentos, pois as pessoas demonstraram interesse no seu formato e nas informações que estavam sendo transmitidos, pois o mesmo refere-se a um tema bastante vivenciado por parte da sociedade, contribuindo ainda mais para a sua aceitação e elucidação de dúvidas recorrentes, de forma prática e objetiva.

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Araújo Martins, N. ., Fontenele da Cunha, M. C. ., Melo Prado Cavalcante, M. ., Rhonalty Rocha, R. ., & Freire Silva, I. . (2020). UTILIZAÇÃO DE FOLDER NO ENSINO EDUCATIVO SOBRE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA DISMENORREIA PARA POPULAÇÕES SEM INSTRUÇÃO NA ÁREA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(1), 33. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/118