ESTUDO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA OBTIDA POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO EM DIFERENTES ESPÉCIES DE CÂNDIDA SP.

Autores

  • Alice Sperandio Porto
  • Elton Bill Amaral De Souza
  • Geyse Souza Santos
  • Anita Sperandio Porto
  • Judes Gonçalves Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/1160

Palavras-chave:

ANTIMICROBIANO, COMBUSTÃO, NANOPARTÍCULAS, PRATA

Resumo

Introdução: Estudos na área nanobiotecnológica demonstraram que materiais, em diferentes escalas dimensionais, podem apresentar características físicas e químicas diferenciadas. As nanopartículas metálicas, sintetizadas de diferentes métodos, podem ser aplicadas em diferentes áreas como a medicina, veterinária, em especial, a área farmacêutica. As nanopartículas de prata (Ag-NPs) apresentam atividades antimicrobianas e podem ser obtidas por uma variedade de métodos químicos e físicos. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi a obtenção de Ag-NPs pelo método da Reação de Combustão assistida via microondas e sua ação em cepas de três espécies de cândida, sendo elas: Cândida albicans, Cândida parapsilosis e Cândida tropicalis. Material e Métodos: Para a síntese de Ag-NPS foram utilizados como reagentes, o Nitrato de Prata (AgNO3) como agente oxidante a ureia ((NH₂)₂CO) como agente redutor em solução com água destilada. A composição da solução foi submetida a queima assistida em micro-ondas por aproximadamente 5 minutos. As Ag-NPs foram caracterizadas por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para estudos de morfologia e análise da dimensão do material obtido. Os ensaios para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), foram realizados utilizando a técnica de difusão em poços contidos nas placas com meio de cultura específico para leveduras, o ágar Sabouraud Dextrose. Foram utilizadas uma concentração de 20 µg/mL da solução de Ag-NPs adicionadas aos poços. Os ensaios da atividade antimicrobiana foram feitos em triplicata e comparado com o controle negativo (meio sem tratamento com Ag-NPs). Resultado: As microfotografias obtidas por MET e MEV constataram a obtenção de nanoestruturas com morfologia irregular, predominantemente, semi-esférica, e com dimensão variando entre 10 a 40 nanômetros. As Ag-NPs não apresentaram potencial antifúngico em relação as três espécies de Cândida estudadas, não sendo capazes de impedir o crescimento do fungo. Conclusão: Apesar de não apresentar efeito inibitório para as espécies de fungos escolhidas, novos ensaios devem ser realizados, utilizando diferentes técnicas de síntese de Ag-NPs e concentrações de agentes oxidantes e redutores diferentes, já que a associação de AgNO3 e (NH₂)₂CO como combustível, não apresentou eficácia quanto a inibição do halo de crescimento.

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Porto, A. S. ., Souza, E. B. A. D. ., Santos, G. S. ., Porto, A. S. ., & Santos, J. G. D. . (2021). ESTUDO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA OBTIDA POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO EM DIFERENTES ESPÉCIES DE CÂNDIDA SP. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(2), 04. https://doi.org/10.51161/rems/1160

Edição

Seção

Anais do I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)