O FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO CUIDADO DA ASMA E DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVO CRÔNICO (DPOC).

Autores

  • Lenina Damasceno Costa
  • Elba Adilza Santa Bárbara Moreira

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/1038

Palavras-chave:

Cuidado Farmacêutico, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Resumo

INTRODUÇÃO: A Assistência Farmacêutica no Brasil sofreu transformações desde a publicação da Política Nacional de Medicamentos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica com o intuito de garantir o acesso e a promoção do uso racional de medicamentos atendendo as necessidades do usuário aos seus problemas de saúde¹. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) visa a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, por meio das diferentes linhas de cuidado definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. A atuação do farmacêutico envolve ações através da educação em saúde, apoio clínico-assistencial e promoção do uso racional de medicamentos, visando o cuidado integral dos usuários e tratamentos farmacológicos mais seguros e eficazes. Na Atenção Especializada, o profissional se insere nas áreas de gerenciamento, no controle de medicamentos e também na assistência o que exige mais dinamismo nas suas ações e preparo técnico - clínico. OBJETIVO: Relatar as atividades desenvolvidas por farmacêuticas na Atenção Especializada, numa farmácia ambulatorial mencionando os desafios e potencialidades na sua inserção. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de atividades de farmacêuticas numa farmácia do Componente Especializado inserida em um Hospital Público na cidade de Salvador - BA no período de maio de 2019 até o presente momento. RESULTADOS: Realizaram-se ações para organização estrutural da farmácia e modificações em processos de trabalho, realização de treinamentos de servidores, estagiários, funcionários de 1º emprego para utilização de um sistema informatizado; Participação em atividades de educação em saúde para profissionais e usuários, com inserção em grupos de discussão com equipe multiprofissional; Atendimentos farmacêuticos ambulatoriais individualizados voltados a pacientes com asma moderada a grave e pacientes portadores de DPOC, para orientar sobre o uso de medicamentos, prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos, realizar intervenções para melhorar a adesão à farmacoterapia dos pacientes e estimular o autocuidado. CONCLUSÃO: Observa-se que a atuação das farmacêuticas impacta positivamente na forma como o cuidado farmacêutico se integra às práticas dos demais profissionais. Possibilita ações de promoção do uso racional de medicamentos entre profissionais e usuários. Sabe-se que o farmacêutico desenvolve ações fundamentais para a promoção e recuperação da saúde, atuando numa perspectiva de cuidado compartilhado e na resolubilidade, no entanto ainda é necessário estruturar ações para a ampliação e o fortalecimento da atuação clínica farmacêutica, entre elas o cuidado farmacêutico na farmácia de asma e DPOC.

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Costa, L. D. ., & Moreira, E. A. S. B. . (2021). O FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO CUIDADO DA ASMA E DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVO CRÔNICO (DPOC). Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(1), 26. https://doi.org/10.51161/rems/1038

Edição

Seção

Anais do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line