USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FARMÁCIA A DISTÂNCIA DURANTE O ANO DE 2020
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1032Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ensino a Distância, Ensino de FarmáciaResumo
Introdução: O afastamento social impactou todos os setores, inclusive na educação. O EAD (Ensino A Distância) foi à forma encontrada para a continuação das aulas, trazendo novos desafios como a aplicação de metodologias de ensino ativa (MEA), até então só utilizada no ensino presencial. Objetivo: Relatar a experiência na aplicação de MEA de forma remota para alunos do curso de farmácia. Materiais e Métodos: Estudo quase experimental e exploratório. Resultados: As metodologias utilizadas foram: sala de aula invertida e estudo de caso. Na sala de aula invertida os alunos tiveram acesso ao texto antes da aula, para discussão do assunto em sala. As metodologias precisam de total engajamento dos alunos, pois estes são atores principais da aula, não sendo mais um mero expectador. Os métodos ativos de ensino propiciaram os alunos o “aprender fazendo”, sem coloca-los em risco e/ou a sociedade. No estudo de caso online os alunos puderam utilizar o conteúdo de aula expositiva a respeito de Biomarcadores Genéticos para “solucionar” crimes que marcaram época. O ensino online tem como pré-requisito a necessidade de conexão veloz, acesso a internet e dispositivos apropriados (tablet, computadores, celulares, etc), tanto do discente quanto do professor. Conclusão: As MEAs são métodos que propiciam aos alunos uma integração com o seu futuro profissional, tendo riscos diminuídos. A associação das MEA precedida de aula expositiva traz ao aluno um melhor desempenho nas aulas. Destacamos que fatores socioeconômicos precisam ser levados em consideração durante o planejamento das atividades online, tendo em vista que em uma turma alguns alunos não tem a mesma facilidade de acesso a internet e/ou dispositivos adequados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br