AVALIAÇÃO DO MÓDULO DE FARMACOVIGILÃNCIA E REAÇÃO ADVERSA OFERTADA PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA

Autores

  • Renan Rhonalty Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Fabio Frota de Vasconcelos
  • Thainá Rodrigues Muniz
  • Alana Cavalcante dos Santos
  • Izabel Cristina Linhares Pontes Brito

Palavras-chave:

Farmacovigilância, Ferramenta, Sala de aula

Resumo

INTRODUÇÃO: A farmacovigilância é uma área de extrema importância para o profissional farmacêutico, assim, quando ofertada em módulos de pós-graduação torna imperativa a compreensão e desenvolvimento dos alunos, sendo incumbido ao professor elaborar uma aula dinâmica e expressiva, com o intuito de capacitar os profissionais para atuarem com excelência. OBJETIVO: Avaliar o desempenho de alunos de pós-graduação em farmácia clínica sobre o módulo "farmacovigilância e reação adversa”. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, documental, com abordagem quantitativa que utiliza uma ferramenta de avaliação submetida antes e após a execução do módulo de farmacovigilância no curso de pós-graduação ofertado pela instituição Escola Superior da Amazônia – polo Sobral/CE, na cidade de Sobral, Ceará. Foi orientado que os alunos não nominassem as provas, assim, o professor/avaliador não teria acesso ao nome dos mesmos, contudo, só fariam a avaliação no final do módulo aqueles que tivessem realizado avaliação na primeira etapa, tal controle foi realizado pela lista de frequência. Os alunos que faltaram em uma das etapas seriam excluídos do estudo. As ferramentas foram coletadas separadamente e os resultados foram tabelados utilizando o software MS Excel 2016. Seguiu-se então, a resolução n° 466/12 que norteia as pesquisas com seres humanos. O estudo necessitou para autorização e acesso as informações do envio da carta de anuência para o coordenador da instituição. RESULTADOS: Foram realizadas 48 avaliações, sendo que na primeira etapa 8% dos alunos acertaram duas questões (n = 2), 19% acertaram três questões (n = 4), 32% acertaram quatro questões (n = 8), 24% acertaram cinco questões (n = 6), apenas 4% acertaram seis questões (n = 1) e 13% acertaram sete questões (n = 3). Nenhum dos alunos acertou acima de sete questões. Já na segunda etapa nenhum dos alunos acertou menos que cinco questões, sendo que 8% acertaram exatamente este número (n = 2), 28% acertaram seis questões (n = 7) e 18% acertaram sete questões (n = 5). A grande maioria de acertos nesta etapa se enquadrou no número de oito questões, sendo 38% dos alunos (n = 9) e 8% acertaram nove questões da prova (n = 2). CONCLUSÃO: A execução da ferramenta permitiu determinar o rendimento e desenvolvimento da turma após a explanação do conteúdo, rodas de discussão, casos clínicos e dinâmicas, verificados por meio do elevado número de acertos nas provas que o módulo proposto foi satisfatório.

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Rhonalty Rocha, R. ., Frota de Vasconcelos, F. . ., Rodrigues Muniz, T. ., Cavalcante dos Santos, A. ., & Linhares Pontes Brito, I. C. (2020). AVALIAÇÃO DO MÓDULO DE FARMACOVIGILÃNCIA E REAÇÃO ADVERSA OFERTADA PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(1), 15. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/100