Políticas Editoriais

FOCO E ESCOPO

Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente é uma revista multidisciplinar das áreas de Educação, Ciências Biológicas e afins, com acesso aberto e sua periodicidade é trimestral. Publica pesquisas originais com elevado mérito científico, tem como campos prioritários a educação e ciências biológicas.

A preferência para publicação será dada a artigos que relatem pesquisas originais. Esta revista segue os padrões do "International Committee of Medical Journal" (http://www.icmje.org).

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Artigos Originais

Devem relatar pesquisas originais que não tenham sido publicadas ou submetidas para publicação em quaisquer outros periódicos científicos. Devem ser resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual. No caso de Ensaios Clínicos, o manuscrito deve ser acompanhado pelo número e órgão de registro do ensaio clínico. Estes requisitos estão de acordo com BIREME/OPAS/OMS e o Comitê Internacional dos Editores de Revistas Médicas (www.icmje.org) e do Workshop ICTPR. O limite de palavras é de 5.000 (excluindo resumo e referências); resumo com até 250 palavras, estruturado com os tópicos Introdução, Métodos, Resultados e Conclusões. Serão permitidos até cinco ilustrações (tabelas e figuras). No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deve ter no máximo 30 referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Devem ser uma análise crítica de avanços recentes e não apenas revisão da literatura. Devem ter resumo estruturado com até 250 palavras, máximo de 5.000 palavras, cinco ilustrações (tabelas e figuras), com a mesma formatação do artigo original. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deve ter no máximo 40 referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Casos

Devem ser relatos breves com extensão máxima de 1.500 palavras, com máximo de três ilustrações (tabelas e figuras), até 15 referências, resumo e abstract não estruturados e com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Colocar no corpo do manuscrito os tópicos Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicações Breves

Devem ser relatos sobre novos resultados interessantes dentro da área de abrangência da revista. Devem ter no máximo 2.000 palavras, mesma formatação do artigo original, incluindo o resumo e abstract estruturados com os subitens introdução, métodos, resultados e conclusões, e com até 15 referências. Um máximo de duas ilustrações (tabelas e figuras) é permitido. Devem ter resumo com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Não colocar no corpo do manuscrito os tópicos introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O processo de avaliação desta revista segue os princípios da revisão por pares (Peer Review). Os manuscritos submetidos com vistas à publicação na Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente - REMA são avaliados inicialmente pela Secretaria Editorial quanto à adequação às normas da revista. Em seguida, serão encaminhados para o Editor que fará uma primeira avaliação. Posteriormente será encaminhado, sem identificação de autoria para, no mínimo, dois revisores, entre eles avaliadores externos, para avaliação e emissão de parecer fundamentado (revisão por pares). Esses pareceres serão utilizados pelos editores para decidir sobre a aceitação, ou não, do mesmo. Em caso de divergência de opinião entre os revisores, o manuscrito será enviado há um terceiro relator para fundamentar a decisão final.

O contato com a Secretaria Editorial da Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente - REMA deverá ser feito preferencialmente por e-mail: rema@editoraime.com.br.

 

PERIODICIDADE

Trimestral

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...