O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ÂMBITO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/884Palavras-chave:
Ead, Ensino-aprendizagem, Ensino remoto, Ensino técnicoResumo
Introdução: A pandemia evidenciou um país permeado de fragilidades, contradições e emergências, sobretudo no âmbito educacional. Este fato trouxe grandes expectativas com relação ao modo como a comunidade escolar, especialmente dasinstituições públicas de ensino se adaptariam e responderiam, frente às novas demandas de ensinoaprendizagem. Objetivo: Avaliar a experiência vivenciada por alunos, após a adoção do ensino remoto, no âmbito do ensino médio, de uma instituição pertencente à rede federal de educação. Material e métodos: Este estudo contempla quatro etapas principais: (1) pesquisa do perfil de acessibilidade dos alunos às Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC’s; (2) seleção das ferramentas de ensino à distância mais adequadas às condições dos alunos; (3) aplicação das ferramentas de ensino previamente selecionadas; e (4) avaliação da percepção dos alunos quanto à adoção do ensino remoto. Resultados: A maior parte dos alunos (63,6%) se mostrou otimista com relação ao retorno das atividades de ensino, ainda que a adoção do ensino remoto tenha exigido de muitos deles (63,3%) significativa reestruturação da estrutura disponível para estudos, em suas moradias. A grande maioria dos entrevistados aprovou as estratégias e ferramentas de comunicação (86.4%), ensino (95.5%) e avaliação de aprendizagem (90.9%) aplicadas no ensino dos conteúdos. Para tanto, foram utilizados aplicativos de mensagens instantâneas (comunicação), aulas on-line síncronas e assíncronas(ensino) e formulários eletrônicos (avaliação de aprendizagem). A autoavaliação de aprendizagem mostrou que a maioria (54.5%) acredita ter alcançado nível de aprendizagem igual ou superior a 80% do conteúdo ministrado. O restante (45,5%) relatou ter alcançado níveis de aprendizagem entre 60% e 80 % do conteúdo. Conclusão: Os estudantes demonstraram interesse e esforço significativos, mesmo diante das dificuldades inerentes à adoção do ensino remoto. Isso se deve, muito provavelmente ao receio de retornarem à inércia decorrente da interrupção das aulas presenciais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.