AS ADAPTAÇÕES DO MODELO ESCOLAR PRESENCIAL PARA O REMOTO NO ANO DE 2020: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/877Palavras-chave:
Ensino remoto, Ensino de Geografia, MetodologiasResumo
Introdução: O ano de 2020 foi marcado pela difusão global do vírus da SARS CoV 2, causador da Covid 19, levando governos mundiais a tomar medidas para sua contenção, incluindo o fechamento das escolas. As escolas precisaram adaptar-se aos meios disponíveis para realizar seu trabalho em condições adversas e com abissais desigualdades, que dificultam o acesso aos meios digitais por uma parcelada dos educandos. As escolas públicas do Distrito Federal adotaram o sistema de aulas via Google Meet e o envio de atividades impressas. Objetivo: O objetivo do trabalho é compartilhar experiências da disciplina de geografia, no 2º ano do ensino médio, do Centro Ensino Médio Setor Leste do Distrito Federal. Material e métodos: Os temas trabalhados foram: ocupação do território e regionalização brasileira, formação étnica do povo brasileiro, industrialização e urbanização brasileira e problemas sociais e ambientais urbanos. Para a apresentação dos temas foram utilizados slides, vídeos e ferramentas como o Mentimeter, para uma dinâmica de perguntas e respostas apresentadas em forma de nuvens de palavras. As avaliações foram formativas, por meio de discussões, elaboração de textos e projeto sobre a urbanização e problemas ambientais e sociais urbanos no local de moradia dos educandos. Resultados: Os educandos relataram resultados positivos, mesmo com as dificuldades de adaptação ao sistema remoto. As aulas destacadas foram as que contaram com uso do Mentimeter, de vídeos, como os capítulos 2 e 3 do documentário “O povo brasileiro”, e o projeto sobre urbanização, que os levou a observar a realidade da cidade e do bairro onde vivem e realizar conexões com a urbanização brasileira. Conclusão: Pode-se compreender que houve dificuldades para a adaptação ao modelo remoto, com destaque para as desigualdades sociais e econômicas. Entretanto, os educandos que tiveram condições para acompanhar as aulas remotas envolveram-se com o processo apresentando bons resultados finais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.