MONITORAMENTO DE ALUNOS EM CURSO MOOC - ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DA COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA

Autores

  • Juan Magalhães Paiva
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Alessandra Viana Natividade Oliveira
  • Karla Patrícia Bernardes Ferreira Lima

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/871

Palavras-chave:

COVID-19, EaD, Monitoramento, MOOCs, UNA-SUS

Resumo

Introdução: A Educação a Distância (EaD) já faz parte do contexto educacional em diversas áreas de formação que modificou o comportamento do homem moderno para novas perspectivas formativas. A difusão da EaD evidencia a necessidade de novos processos pedagógicos para atender a uma demanda crescente de usuários como é o caso da modalidade dos Cursos Abertos e Massivos Online (Massive Open Online Courses– MOOCs), com forte tendência para qualificação dos profissionais na área da saúde. Descrição do Caso: Este relato de experiência da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) visa apresentar a condução de procedimentos estratégicos institucional de monitoramento mediante a qualificação de ingressos ao longo do processo formativo no curso de Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, frente a eminente evidência da COVID19 em território nacional. Material e métodos: O monitoramento institucional foi realizado através de dados explorados e extraídos do Moodle, onde foram geradas planilhas analíticas e adotadas estratégias pedagógicas diante dos agrupamentos de alunos de modo a resgatar aqueles em processo de evasão, através de intervenções formativas. Discussão: A oferta deste curso foi realizada entre abril de 2020 e janeiro de 2021 e teve 78.304 inscritos. Neste intervalo foram realizados acompanhamentos e intervenções sistematizadas. Desta forma, constatou-se que 57% dos ingressos foram aprovados, superando as expectativas em cursos MOOCs que, por sua vez, obteve apenas 29% de alunos evadidos. Conclusão: Verificou-se uma melhoria na participação dos discentes junto aos recursos avaliativos, após as ações de intervenções e análises de dados monitorados. Não obstante, a ausência de um tutor/mediador pode reduzir a motivação destes ingressos nos MOOCs. O monitoramento consistente e ações planejadas infere na motivação, principalmente aos profissionais que atuam no combate da COVID-19, pois geram impactos positivos durante o período monitorado transversal para esta modalidade de ensino.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Paiva, J. M., Rodrigues, S. F. N., Oliveira, A. E. F. de, Oliveira, A. V. N., & Lima, K. P. B. F. (2021). MONITORAMENTO DE ALUNOS EM CURSO MOOC - ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DA COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 27. https://doi.org/10.51189/rema/871

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line