ENSINO HÍBRIDO: A EXPERIÊNCIA DE ROMPER ALGUMAS BARREIRAS CONTRA O ENSINO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DOS CURSOS DA UFMS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/869Palavras-chave:
Ensino híbrido, Experiência, Ensino a distânciaResumo
Introdução: A atuação no ensino remoto proporcionou a experiência do chamado ensino híbrido, com aproximação às ferramentas e metodologias do ensino a distância. Apesar da resistência inicial, negação e crítica dessa modalidade, algumas barreiras foram vencidas e demonstram o mérito da EaD, apontando para o desenvolvimento de habilidades de ensino, melhorando o repertório dos professores. Objetivo: Descrever como a experiência com o ensino a distância propiciou melhor desempenho didático e acadêmico de professores. Material e métodos: Através da descrição da experiência e os registros de aulas de disciplinas de cursos superiores de licenciatura presenciais(Letras e História, no campus de Coxim da UFMS) ministradas remotamente e adequadas à modalidade a distância devido ao período de distanciamento social, são traçados paralelos de desempenho e desenvolvimento de habilidades técnicas e teóricas, didáticas, no intuito de adequar o ensino às necessidades dos cursos e alunos, visando ampliar a qualidade do ensino e aprendizagem acadêmica. O relato de experiência, com base nas referências teóricas que sustentam a modalidade de ensino a distância abarca a visão profissional, principalmente em casos de anterior rejeição e negação da EaD, bem como acadêmica, no decorrer da coleta de feedback oferecido por acadêmicos. Resultados: As primeiras experiências foram pouco organizadas metodologicamente, baseando-se principalmente em estudo dirigido e entrega remota de trabalhos escritos e pouca interação, resultando na insatisfação de alunos e professores. Porém, logo se percebeu a necessidade de adequação pela capacitação dos professores para o uso proveitoso das TICs, propiciando interação produtiva e de qualidade. Conclusão: A alteração inesperada e por enquanto duradoura da modalidade de ensino presencial para a forma a distância resultou, a partir do segundo semestre da experiência com as novas ferramentas de ensino e espaço virtual de interação, na percepção do valor e de mérito da EaD no âmbito da UFMS.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.