ENSINO HÍBRIDO: A EXPERIÊNCIA DE ROMPER ALGUMAS BARREIRAS CONTRA O ENSINO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DOS CURSOS DA UFMS

Autores

  • Marta Francisco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/869

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Experiência, Ensino a distância

Resumo

Introdução: A atuação no ensino remoto proporcionou a experiência do chamado ensino híbrido, com aproximação às ferramentas e metodologias do ensino a distância. Apesar da resistência inicial, negação e crítica dessa modalidade, algumas barreiras foram vencidas e demonstram o mérito da EaD, apontando para o desenvolvimento de habilidades de ensino, melhorando o repertório dos professores. Objetivo: Descrever como a experiência com o ensino a distância propiciou melhor desempenho didático e acadêmico de professores. Material e métodos: Através da descrição da experiência e os registros de aulas de disciplinas de cursos superiores de licenciatura presenciais(Letras e História, no campus de Coxim da UFMS) ministradas remotamente e adequadas à modalidade a distância devido ao período de distanciamento social, são traçados paralelos de desempenho e desenvolvimento de habilidades técnicas e teóricas, didáticas, no intuito de adequar o ensino às necessidades dos cursos e alunos, visando ampliar a qualidade do ensino e aprendizagem acadêmica. O relato de experiência, com base nas referências teóricas que sustentam a modalidade de ensino a distância abarca a visão profissional, principalmente em casos de anterior rejeição e negação da EaD, bem como acadêmica, no decorrer da coleta de feedback oferecido por acadêmicos. Resultados: As primeiras experiências foram pouco organizadas metodologicamente, baseando-se principalmente em estudo dirigido e entrega remota de trabalhos escritos e pouca interação, resultando na insatisfação de alunos e professores. Porém, logo se percebeu a necessidade de adequação pela capacitação dos professores para o uso proveitoso das TICs, propiciando interação produtiva e de qualidade. Conclusão: A alteração inesperada e por enquanto duradoura da modalidade de ensino presencial para a forma a distância resultou, a partir do segundo semestre da experiência com as novas ferramentas de ensino e espaço virtual de interação, na percepção do valor e de mérito da EaD no âmbito da UFMS.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Oliveira, M. F. de. (2021). ENSINO HÍBRIDO: A EXPERIÊNCIA DE ROMPER ALGUMAS BARREIRAS CONTRA O ENSINO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DOS CURSOS DA UFMS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 25. https://doi.org/10.51189/rema/869

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line