O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA NO LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE CONJUNTOS

Autores

  • Ady Wallace Jaques Silva
  • Daniele Lima do Nascimento Jaques

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/866

Palavras-chave:

Conversão de Registros, Letramento Matemático, Podcast

Resumo

Introdução: A matemática ainda continua sendo vista como uma língua estrangeira pelos estudantes independente da série. Talvez isso se deva ao fato de como como está sendo abordada, sem conexão com a realidade dos alunos. Mas do que compreender esta disciplina, é necessário que os discentes sejam capazes de dominar a sua linguagem, tanto no quesito de interpretação de problemas quanto no compreender os conceitos e converter seus registros. Com o advento das novas tecnologias, iremos lançar mão do uso do podcast, uma mídia basilar e de grande utilidade em nosso meio. Objetivo: Utilizar o Podcast para auxiliar os alunos tanto no letramento matemático em relação ao ensino de conjuntos numéricos, bem como na conversão dos registros através do ouvir. Material e métodos: Os docentes irão gravar alguns podcasts sobre Conjuntos numéricos, mais precisamente sobre alguns exemplos através de suas propriedades características, e partir daí os alunos terão que representar matematicamente cada exemplo dado e além disso descobrir quais são os elementos de cada conjunto citado através da mídia em questão. Resultados: O trabalho foi de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem, pois em uma turma do primeiro ano do ensino médio, onde estavam presentes vinte e cinco alunos, mais de oitenta por cento conseguiram realizar as atividades com êxito. Os alunos aprenderam a diferenciar os conjuntos numéricos; acabaram criando o domínio em interpretar, através do ouvir, a linguagem matemática; ficaram super empolgados e pediram para que fossem enviados os podcasts a eles com o intuito de estudarem em qualquer lugar que estivessem. Conclusão: Acreditamos que o podcast é essencial para os docentes de matemática utilizarem com o alunado, já que estimula a autonomia, a busca pelo saber e a alfabetização matemática. Além disso, estaremos garantindo que a linguagem materna estará sendo convertida em linguagem matemática de forma correta.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Silva, A. W. J., & Jaques, D. L. do N. (2021). O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA NO LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE CONJUNTOS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 22. https://doi.org/10.51189/rema/866

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line