O ENSINO E SUA RELEVÂNCIA NO FORTALECIMENTO DA INDENTIDADE REGIONAL, VISANDO A VALORIZAÇÃO E GESTÃO DOS PATRIMÔNIOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/864Palavras-chave:
Ensino, Identidade Regional, Lugar, Gestão PatrimonialResumo
Introdução: Quando se trata da identidade de uma região, geralmente se discutem aspectos históricos e culturais como os únicos, quando não mais relevantes, associados a essa questão. No entanto, todo e qualquer patrimônio regional possui equivalência quando se trata do sentimento de pertencimento e identidade. Partindo dessa primícia o ensino classifica-se aqui como prática essencialmente fundamental para a consolidação do conceito de identidade regional, que por sua vez se expressa no sentimento de pertencimento presente na comunidade nativa de uma região. Ao descrever o seu lugar de origem o indivíduo atribui aspectos marcantes do mesmo, se apropriando dessas características e revelando o que se entende de identitário do “seu lugar”. Neste contexto, a abordagem dos patrimônios regionais em sala de aula proporcionaria o desenvolvimento deste pertencimento de forma duradoura, considerando para tanto, a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que esse processo efetiva-se, o aluno retem o conhecimento didático e associa o mesmo às suas próprias experiências no espaço em que ele está inserido. Objetivo: O presente trabalho pretende fazer uma abordagem direta a importância do ensino, relevante aqui como uma ferramenta necessária e potenciadora para o fortalecimento da identidade regional e do sentimento de pertencimento, ambos essenciais para gestão dos patrimônios regionais. Material e métodos: O trabalho se apresenta como uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, a partir do qual foram coletados dados, bibliográficos e empíricos de contribuição essencial para a temática aqui proposta. Resultados: Resultou-se que a efetivação de projetos educacionais voltados a essa discussão induziriam e desenvolveriam uma conscientização direcionada ao reconhecimento identitário e valorização patrimonial. Conclusão: Conclui-se portanto, que a importância do ensino neste contexto é evidente, pois classifica-se não apenas no desenvolvimento da identidade regional em si, mas também, em segunda instância, na própria gestão dos patrimônios regionais, uma vez que a população teria participação direta nesta gestão.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.