ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO PARÁ COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO MÉDICA EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/860Palavras-chave:
Educação médica, Ensino remoto, Medicina, PandemiaResumo
Introdução: Com a adoção do distanciamento social devido à pandemia do COVID-19, algumas instituições de ensino vivenciam novas experiências educacionais, uma vez que houve necessidade de adequação das atividades, antes presenciais, para a realidade virtual. Uma das estratégias utilizadas para prosseguir com as atividades letivas e diminuir a sensação de estagnação diante do cenário atual foi o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Descrição do caso: Diante do decreto governamental que paralisou as aulas presenciais, a universidade pública investigada, adotou, em setembro de 2020, o ERE para ministrar conteúdos necessários para o andamento do curso. As principais ferramentas utilizadas na metodologia de ensino foram Google Classroom e Google Meet. Docentes e discentes foram capacitados para utilização das plataformas virtuais. Dessa forma, foram realizadas atividades assíncronas, como postagem de aulas gravadas e roteiros para estudo através do Google Classroom, e síncronas, como conferências no Meet. As avaliações ocorreram de forma online, através de provas, exercícios e formulários. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo e reflexivo do tipo relato de experiência, vivenciado por alunos do curso de medicina, durante o ERE em uma universidade pública do Estado do Pará, no período de setembro a dezembro de 2020. Foram coletados os relatos dos participantes. Discussão: A utilização dos recursos tecnológicos no ERE exigiu dos professores e dos alunos uma postura inovadora, alinhada às metodologias ativas de ensino, frente à prática pedagógica. Contudo, a utilização desses recursos nem sempre foi eficaz, pois a má qualidade da conexão com a internet e a falta de equipamentos para alguns alunos, tornou-se um problema para assistirem as aulas. Conclusão: Apesar das dificuldades, o ERE tornou viável o ensino dos conteúdos teóricos do curso de medicina durante a pandemia. Estratégias utilizadas durante o período possivelmente serão ampliadas para o ensino presencial.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.