PRÁTICA DOCENTE: UM MÉTODO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19 COM AULAS NÃO PRESENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/859Palavras-chave:
Educação Física, correção de cadernos, metodologia ativaResumo
Introdução: Os métodos ensinados no Componente Curricular, Educação Física, consisti elaborar cada vez mais pesquisas educacionais, identificando no contexto geral, origens, bem como importâncias desses estudos a sociedade, contribuindo com aspectos essenciais que tange a ótica da aprendizagem significativa, em virtude das aulas não presenciais, colocando práticas metodologias ativas originando propostas e abordagens embasadas nos PCN+, ratificadas nos fundamentos da LDB nº 9394/96, paralelo às procedências da regulamentação da BNCC. Objetivo: Este trabalho tem ênfase no acompanhamento e correções de cadernos, proveniente de atividades orientadas pelo professor, em tempos da pandemia COVID – 19 especifica na Educação Física. Material e métodos: A sistematização proposta deu-se em etapas distintas. Primeiramente, desenvolveu-se levantamento entre professores lotados na escola, constatando quantitativamente cadernos, a ser corrigidos pelos profissionais. Simultâneo ao suporte pedagógico, as turmas foram comunicadas em textos, em grupos Whatsapp, intermediados por professores monitores, quais notificaram alunos e responsáveis, firmando entrega dos cadernos, para correções das atividades, encaminhadas no ensino remoto, e, executar assim, pontuações aos alunos, suprindo lacunas de notas do 2º/3º bimestre. Consoante, foi marcado data/hora, atendendo protocolo estabelecido pela equipe diretiva aos responsáveis, respeitando, contudo, orientações das normas da saúde. Na terceira etapa, em salas divididas, no período de 10/06/2020, professores realizaram as correções dos cadernos, registrando quantitativos de alunos participantes especificamente alunado da 3º série. Resultados: Como êxito, destacam-se no contexto da abordagem quantitativa, 32 cadernos corrigidos na turma 3º-1, 31/3º-2, 34/3º-3, 34/3º-4, 30/3º-5, 29/3º-6, 30/3º-7, e 36/3º-8. Entretanto, correspondem 256 alunos remotos ativos, embora 46 ausências, de 302 alunos matriculados no componente, justificadas, à falta de internet, contribuído a crise estabelecida na sociedade amazonense, com perdas familiares de alunos. Conclusão: Portanto o professor regente quando proporciona significativas evoluções no contexto da aprendizagem, consegue efetivar a diferença no seu comprometimento profissional, alcançando assim, as metas, e objetivos embasados na BNCC.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.