DIFICULDADES E SUPERAÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/855Palavras-chave:
Educação a distância, Métodos, Soluções, TutoriaResumo
Introdução: Durante a pandemia, com a impossibilidade das atividades presenciais, foi necessária a reestruturação no modo de ensino utilizado nos cursos da Universidade Federal do Amazonas, dando início ao Ensino Remoto Emergencial, que levou as aulas e o serviço de monitoria para o campo virtual. Com esse novo meio de ensino surgiram adversidades como: problemas na conexão à internet de ambas as partes, a imprescindibilidade de criação de conteúdos e execução de provas e trabalhos de forma diferenciada e mais atrativa com utilização de aplicativos e sites inovadores, realização da frequência individual nas atividades, entre diversas outras situações que requeriam soluções práticas. Descrição do caso: As atividades de monitoria, ministradas no formato de aulas expositivas, ocorreram durante os meses de setembro a dezembro de 2020. As atividades diárias foram estabelecidas no cronograma adaptado de cada disciplina. As avaliações da disciplina foram aplicadas durante o período com a correção realizada pelo professor da matéria. Material e métodos: Os encontros virtuais foram realizados através do aplicativo de comunicação por vídeo Google Meet, o sistema de gerenciamento de conteúdo Google Classroom foi utilizado na entrega de tarefas, além do Google Forms para atividades avaliativas e Google Meet Attendance List no controle da frequência dos alunos. Discussão: O serviço de monitoria acadêmica a distância preconiza a flexibilidade e praticidade ao processo de aprendizagem, garantindo aos alunos a atenção necessária durante o estudo e absorção do conteúdo da melhor maneira, com a necessária compreensão das adversidades advindas do meio virtual. Na tutoria EAD, o monitor precisa ser paciente, dinâmico, ativo e muito flexível, uma vez da necessidade de material multimídia para esse modo de ensino. Conclusão: O programa de monitoria a distância, apesar das dificuldades, conseguiu levar o conteúdo ao público de maneira simples e instigante, estimulando o enriquecimento acadêmico de alunos e monitores.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.