DIFICULDADES E SUPERAÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Thaís Inês Uchôa Marques
  • Vitória de Souza Ximenes
  • Dafny Haidos Borges da Rocha
  • José Victor Patrício
  • Leonardo Maquiné Hermont

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/855

Palavras-chave:

Educação a distância, Métodos, Soluções, Tutoria

Resumo

Introdução: Durante a pandemia, com a impossibilidade das atividades presenciais, foi necessária a reestruturação no modo de ensino utilizado nos cursos da Universidade Federal do Amazonas, dando início ao Ensino Remoto Emergencial, que levou as aulas e o serviço de monitoria para o campo virtual. Com esse novo meio de ensino surgiram adversidades como: problemas na conexão à internet de ambas as partes, a imprescindibilidade de criação de conteúdos e execução de provas e trabalhos de forma diferenciada e mais atrativa com utilização de aplicativos e sites inovadores, realização da frequência individual nas atividades, entre diversas outras situações que requeriam soluções práticas. Descrição do caso: As atividades de monitoria, ministradas no formato de aulas expositivas, ocorreram durante os meses de setembro a dezembro de 2020. As atividades diárias foram estabelecidas no cronograma adaptado de cada disciplina. As avaliações da disciplina foram aplicadas durante o período com a correção realizada pelo professor da matéria. Material e métodos: Os encontros virtuais foram realizados através do aplicativo de comunicação por vídeo Google Meet, o sistema de gerenciamento de conteúdo Google Classroom foi utilizado na entrega de tarefas, além do Google Forms para atividades avaliativas e Google Meet Attendance List no controle da frequência dos alunos. Discussão: O serviço de monitoria acadêmica a distância preconiza a flexibilidade e praticidade ao processo de aprendizagem, garantindo aos alunos a atenção necessária durante o estudo e absorção do conteúdo da melhor maneira, com a necessária compreensão das adversidades advindas do meio virtual. Na tutoria EAD, o monitor precisa ser paciente, dinâmico, ativo e muito flexível, uma vez da necessidade de material multimídia para esse modo de ensino. Conclusão: O programa de monitoria a distância, apesar das dificuldades, conseguiu levar o conteúdo ao público de maneira simples e instigante, estimulando o enriquecimento acadêmico de alunos e monitores.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Marques, T. I. U., Ximenes , V. de S., Rocha, . D. H. B. da, Patrício, J. V., & Hermont, L. M. (2021). DIFICULDADES E SUPERAÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 10. https://doi.org/10.51189/rema/855

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)