APRENDIZADO CIENTÍFICO E A PERCEPÇÃO POSITIVA DOS ESTUDANTES À RESPEITO DAS APRESENTAÇÕES DE TCC REALIZADAS DURANTE UMA SEMANA CIENTÍFICA ON-LINE

Autores

  • Guilherme Natan Paiano dos Santos
  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/854

Palavras-chave:

Aprendizado Científico, On-line, Semana Científica, TCC

Resumo

Introdução: Devido ao surto de Covid-19 que ocasionou a necessidade do isolamento social, as atividades realizadas remotamente ganharam destaque. Por este motivo, uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferta cursos na modalidade Ead, realizou de forma on-line sua VIII Semana Científica, organizada da seguinte forma: a cada dia havia uma palestra voltada à pesquisa científica na educação; posteriormente um estudante da graduaçao apresentava a pesquisa que realizou em seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Objetivos: Esta pesquisa teve como objetivo verificar as percepções dos estudantes a cerca do aprendizado científico durante a participação no evento e saber qual (is) dos temas abordados foram mais significativos para eles. Material e métodos: Após o término do evento enviou-se aos estudantes um questionário de opnião via Google Forms, contendo nove perguntas objetivas e uma questão discursiva. Posteriormente as respostas foram organizadas e analisadas. Resultados: Foram obtidas 152 respostas, extraindo-se delas dois indicadores principais: I- Os conteúdos ministrados promoveram aprendizado científico para os estudantes; II- As apresentações de TCC foram elencadas como o conteúdo mais significativo para eles. Conclusão: Com as evidências encontradas, considera-se que os conteúdos ministrados promoveram um aprendizado científico para os estudantes, sendo este fato importante para a IES promotora do evento, já que entende-se que este é um dos objetivos de uma semana científica. Aleḿ disso, as apresentações de TCC foram elencadas como conteúdo mais significativo para os discentes, isto podendo ser justificado pelo fato destas terem contribuido de forma prática, para a compreensão dos estudantes que futuramente desenvolverão trabalhos deste tipo, sobre como se da o planejameno e a execução de um TCC. Por fim, os dados obtidos podem ser utilizados pelas IES como base para o desenvolvimento de outras semanas científicas, promotoras do aprendizado científico e com conteúdos relevantes para seus participantes.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Santos, G. N. P. dos, & Mendes, A. A. P. (2021). APRENDIZADO CIENTÍFICO E A PERCEPÇÃO POSITIVA DOS ESTUDANTES À RESPEITO DAS APRESENTAÇÕES DE TCC REALIZADAS DURANTE UMA SEMANA CIENTÍFICA ON-LINE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 9. https://doi.org/10.51189/rema/854

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line