O USO DAS TIC’s NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/853Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Informação, TecnologiasResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), vem ao longo dos tempos, conquistando mais espaço no processo educacional. Isso porque ela possibilita práticas pedagógicas integradas, permitindo assim, a inserção de conteúdos escolares, de diferentes abordagens. Estabelecendo possibilidades entre o aprender e o interagir. Nesta perspectiva, esse trabalho objetivou analisar e discutir sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, vem sendo aplicadas no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Realizou-se uma revisão de literatura com o intuito de compreender as diferentes concepções dos autores a respeito das TIC’s, na educação. O percurso metodológico partiu de um levantamento bibliográfico, tabulação e análise dos dados. Os resultados encontrados foram que as tecnologias contribuem efetivamente no processo de ensino e aprendizagem e, em especial nesse tempo de pandemia. Com base nos resultados encontrados, notou-se que as tecnologias educacionais, são ferramentas positivas auxiliando o processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos resultados da pesquisa o seu uso evidenciou pontos de dificuldades, mas pode-se notar que os pontos positivos e as contribuições que esses recursos e ferramentas permitem uma nova modalidade para que os alunos participem das aulas ativamente e construa o conhecimento. Analisou-se ainda, que as TIC’s, para os autores pesquisados, reforçam a sua utilização como ferramentas de apoio, pois quando utilizadas de maneira adequadas geram aprendizagens significativas e aumentam a criatividade e a motivação por parte dos estudantes, e ainda contribui para que a aula seja mais prazerosa e atrativa. Desta forma, conclui-se que as TIC’s, são instrumentos que proporcionam mais qualidade a educação.
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