METOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/850Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Ensino a distância, SaúdeResumo
Introdução: Ao longo dos anos tem se utilizado novos métodos de ensinoaprendizagem, onde o professor deixa de ser o único responsável pelo aprendizado do aluno, o docente se torna um mediador do conteúdo, onde o discente deixa de receber apenas o conteúdo de maneira passiva, agora absorvendo também de forma ativa. Os métodos ativos de ensino permitem o aluno, aprender fazendo. Ao longo do ano de 2020 com a pandemia de COVID-19, o ensino de graduação passou a vigorar de forma online e a distância. Esta nova realidade nos trouxe adaptações na forma online de ensinar, trazendo os métodos ativos também para o ensino a distância. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de metodologia ativa no ensino online. Material e métodos: Trata-se de um estudo quase exploratório, relatando a experiência vivida ao longo de 2020 no ensino online com metodologias ativas aos alunos de graduação da área da saúde. Resultados: A utilização de metodologia ativa como sala de aula invertida, mapa mental e aprendizagem baseada em times quando associadas a aulas expositivas anteriores a aplicação do método, se mostraram mais eficazes do que a aplicação de método em conteúdo que não foi abordado antes. Observou-se que as limitações de dispositivo adequado para acompanhar aulas. A conexão com a internet pode ser um interferente. Os métodos ativos de aprendizagem necessitam do engajamento dos alunos. Os docentes necessitam de ferramentas adequadas e treinamento para utiliza-las. Conclusão: As metodologias ativas permitem os alunos aprender fazendo, porém as faltas de dispositivo adequado bem como internet com velocidade necessária podem comprometer o processo de aprendizagem, os alunos precisam acreditar na forma de ensino aprendizagem, pois na metodologia os discentes são os atores principais do ensino, não mais o professor. Os métodos ativos precisam ser associados a aula expositivas para se obter maior resultado. Os professores precisam ser treinados constantemente as novas metodologias de ensino, pois estes assumem um novo papel no processo de ensino-aprendizagem.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.