METOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE A DISTÂNCIA

Autores

  • Edgard Lindesay Neto
  • Lucieny de Faria Souza

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/850

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Ensino a distância, Saúde

Resumo

Introdução: Ao longo dos anos tem se utilizado novos métodos de ensinoaprendizagem, onde o professor deixa de ser o único responsável pelo aprendizado do aluno, o docente se torna um mediador do conteúdo, onde o discente deixa de receber apenas o conteúdo de maneira passiva, agora absorvendo também de forma ativa. Os métodos ativos de ensino permitem o aluno, aprender fazendo. Ao longo do ano de 2020 com a pandemia de COVID-19, o ensino de graduação passou a vigorar de forma online e a distância. Esta nova realidade nos trouxe adaptações na forma online de ensinar, trazendo os métodos ativos também para o ensino a distância. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de metodologia ativa no ensino online. Material e métodos: Trata-se de um estudo quase exploratório, relatando a experiência vivida ao longo de 2020 no ensino online com metodologias ativas aos alunos de graduação da área da saúde. Resultados: A utilização de metodologia ativa como sala de aula invertida, mapa mental e aprendizagem baseada em times quando associadas a aulas expositivas anteriores a aplicação do método, se mostraram mais eficazes do que a aplicação de método em conteúdo que não foi abordado antes. Observou-se que as limitações de dispositivo adequado para acompanhar aulas. A conexão com a internet pode ser um interferente. Os métodos ativos de aprendizagem necessitam do engajamento dos alunos. Os docentes necessitam de ferramentas adequadas e treinamento para utiliza-las. Conclusão: As metodologias ativas permitem os alunos aprender fazendo, porém as faltas de dispositivo adequado bem como internet com velocidade necessária podem comprometer o processo de aprendizagem, os alunos precisam acreditar na forma de ensino aprendizagem, pois na metodologia os discentes são os atores principais do ensino, não mais o professor. Os métodos ativos precisam ser associados a aula expositivas para se obter maior resultado. Os professores precisam ser treinados constantemente as novas metodologias de ensino, pois estes assumem um novo papel no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Lindesay Neto, E., & Souza, L. de F. (2021). METOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE A DISTÂNCIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 5. https://doi.org/10.51189/rema/850

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line