MIND MAP PHYSIO GAME: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO REMOTO DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/847Palavras-chave:
Aprendizado, Metodologias Ativas de Ensino, Educação a Distância, Tecnologias DigitaisResumo
Introdução: A gamificação como método de aprendizagem nas salas de aula em ambiente on-line em tempos de pandemia pela COVID-19, é importante técnica de ensino e deve se tornar elemento componente do processo pedagógico. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta lúdica de metodologia ativa de ensino, capaz de estimular o pensamento crítico de alunos de fisioterapia. Material e métodos: Trata-se de um estudo exploratório, que permitiu testar a gamificação como instrumento didático no processo de ensino e aprendizagem de 80 alunos de fisioterapia de um centro universitário. Jogo elaborado em ambiente remoto, por meio da adaptação de um game de mapa mental didático para o ensino superior aplicado em sala de aula presencial. Utilizado o software PowerPoint 2016 e a plataforma Zoom Meetings. Resultados: A aplicação do instrumento detectou que as regras propostas foram bem compreendidas e geraram conhecimento. Os estudantes foram convidados a fazer uma leitura sobre determinado conteúdo e dez perguntas com quatro opções de resposta foram construídas a partir do texto lido. Foi montado o logotipo da roleta de perguntas, sendo usado ao centro o símbolo da fisioterapia. Dez setas saiam em direção a dez números que correspondiam aos territórios. Os estudantes foram alocados em cinco equipes designadas por cores, e a cada acerto, um grupo ganhava um território e o mesmo assumia a cor da equipe respondente, marcando assim o território conquistado. Ao fim, a equipe vencedora foi aquela com a maior quantidade de perguntas conquistadas como território na tela do jogo. Conclusão: Foi construído e elaborado a ferramenta lúdica Mind Map Physio Game, como instrumento de metodologia ativa de aprendizagem para ensino remoto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.