CONCENTRAÇÕES SALINAS SOBE A GERMINAÇÃO DE Phaseolus lunatus L. e Vigna unguiculata (L.) Walp
Resumo
Introdução: Feijão fava e feijão caupi, respectivamente Phaseolus lunatus L. e Vigna unguiculata (L.) Walp. são pertencentes a família fabaceae, espécies bastantes cultivadas por agricultores familiares do Nordeste brasileiro, com finalidade para própria alimentação, sendo que na maioria das áreas cultivo ou fonte de irrigação possuem alguma taxa de salinidade. Objetivo: A pesquisa teve como objetivo avaliar a germinação das sementes de Vigna unguiculata (L.) Walp. e Phaseolus lunatus L. sob concentrações salinas, devida a grande ocorrência de fontes de irrigação com altas taxas de salinidade no semiárido brasileiro, o que pode ocasionar problemas na germinação dessas espécies. Material e Métodos: O experimento foi conduzido no laboratório de Biotecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, durante o mês de outubro de 2019. Utilizou-se placas de Petri, com 5 tratamentos de soluções salinas: 0 (água destilada); 25; 50; 75 e 100 mM, afim de avaliar os efeitos sobre a porcentagem e de germinação de sementes de Vigna unguiculata (L.) Walp. e Phaseolus lunatus L., com 4 repetições de 25 sementes. Resultados: As soluções salinas aplicadas sobre as sementes das duas espécies de feijão estudadas não interferiram significamente sobre a porcentagem de germinação, em nenhumas das concentrações testadas, evidenciando uma tolerância das espécies quanto as concentrações salinas, sendo assim, as duas espécies alvo possuem alta germinação mesmo quando submetidas a estresse salino, indicadas para cultivo em áreas salinas, ou com água de irrigação salina. Conclusão: Ao fim do trabalho pode-se concluir que a aplicação de soluções salinas na contração de 25; 50 ;75 e 100 mM na germinação de sementes de P. lunatus e V. unguiculata não ocasiona problemas na germinação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.