COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CONCENTRADO VOLÁTIL DE Neckeropsis undulata (Hedw.) REICHARDT COM OCORRÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Resumo
Introdução: Os trabalhos envolvendo a química de briófitas foram negligenciados por muito tempo em detrimento aos estudos de florística e ecologia, contudo nas últimas décadas estão ganhando destaque por elucidarem novos compostos com potenciais atividades biológicas que podem ser utilizados pela indústria farmacêutica e na agricultura. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar os constituintes químicos do concentrado volátil presentes na espécie Neckeropsis undulata (Hedw.) Reichardt. ocorrente na Amazônia brasileira. Material e métodos: A espécie foi coletada seguindo as técnicas usuais do grupo, na Ilha do Combu, uma Área de Proteção Ambiental (APA) que pertence ao município de Belém do Pará. O concentrado volátil foi obtido por destilação e extração simultânea (DES) utilizando um extrator do tipo Nickerson e Likens com pentano por 2 horas. A análise da composição química foi realizada por Cromatografia de fase gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM). Os espectros de massas foram obtidos por impacto eletrônico (70 eV). A identificação dos componentes baseou-se no tempo e índice de retenção linear e interpretação dos espectros de massas de cada constituinte com diferentes literaturas. Resultados: Foram identificados 10 constituintes químicos voláteis de N. undulata, que correspondem a 91,42% do conteúdo total do concentrado volátil pentânico. Os constituintes químicos majoritários presentes foram Octen-3-ol (35,66%, um álcool alílico), α-Muurolol (21,36%, um sesquiterpeno oxigenado), Naftaleno (11,27%, um hidrocarboneto aromático), Hexanal (9,98%, um aldeído). Conclusão: Esses compostos têm apresentado atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e repelentes na literatura. Contudo estudos em nossos grupos de pesquisa estão sendo realizados para elucidar as atividades antifúngicas ou de controle alternativo de fitopatógenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.