PROSPECÇÃO DE CANDIDATOS A FÁRMACOS PARA TRATAMENTO DE TUMORES MALIGNOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/820Palavras-chave:
Modelagem comparativa de proteína, Asparaginase, Biologia computacionalResumo
Introdução: A principal característica do câncer é o crescimento descontrolado de células neoplásicas, formando tumores. Tecidos tumorais apresentam dependência do aminoácido L-asparagina para se desenvolver, sendo a obtenção desse aminoácido feita do meio extracelular. Alguns medicamentos quimioterápicos hidrolisam a asparagina em amônia e aspartato, eliminando a fonte sérica de asparagina das células tumorais, causando uma apoptose seletiva. Esse efeito é possível pela presença da enzima asparaginase utilizada como princípio ativo dos medicamentos anticancerígenos. Ess molécula é isolada principalmente da bactéria E.coli, porém pacientes têm apresentado efeitos colaterais ao uso de medicamentos que a contem, sendo necessárias novas alternativas farmacológicas. Objetivo: Realizar análise in silico do potencial biotecnológico de asparaginase de Erwinia billingiae, a partir da construção 3D da proteína, identificação do sítio ativo e validação do modelo proposto. Materiais e métodos: Foi realizada uma busca a partir da sequência FASTA da L asparaginase de Erwinia billingiae no Protein Data Bank (PDB), para aquisição de um molde proteíco. Posteriormente foi realizado o alinhamento entre as sequências alvo e molde. Foram construídos cinco modelos proteicos no progama modeller 9v8, e estes foram submetidos à validação através do diagrama de Ramachandran, QMEAN, Prosa e ProQ. Resultados: Foi escolhido o PDB 4O0E para ser utilizado como referência para gerar os candidatos a fármaco, sendo construído diversos modelos, validados e escolhido aquele com melhores resultados. O modelo proposto possui 320 aminoácidos, sendo sua estrutura secundária caracterizada por 11 ẞ-folhas, 8 α-hélices e 20 loops, todos equivalentes às estruturas do modelo de referência (4O0E). Foi observada a presença da tríade catalítica T168, T186 e T219 do modelo de referência em posições equivalentes no modelo construído, sugerindo conservação de sua função. Conclusão: A asparaginase de Erwinia billingiae mantém a tríade catalítica de treoninas conservada sugerindo preservação de sua função proteolítica. Estudos adicionais de acoplamento e dinâmica molecular devem ser realizados para observar se ocorrem interações no complexo enzima-substrato.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.