BIOPROSPECÇÃO DE FUNGOS ENDÓFITOS DE Ziziphus joazeiro E POTENCIAL ANTIBIOFILMES
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/804Palavras-chave:
Metabólitos, biofilme, biocida naturalResumo
Introdução: Ziziphus joazeiro possui propriedades medicinais comprovadas, que podem estar associadas à presença de endófitos. Há poucos registros da microbiota endófita dessa espécie vegetal como também sobre a avaliação do potencial biotecnológico desses microrganismos. Objetivo: Isolar e identificar os fungos endófitos predominantes nas folhas de Z. joazeiro e avaliar in vitro a ação antimicrobiana dos metabólitos fúngicos sobre biofilmes de S. aureus e P. aeruginosa. Material e métodos: Z. joazeiro foi obtida na zona rural de Rafael Fernandes, Rio Grande do Norte. A identificação taxonômica foi realizada e amostras da espécie vegetal foram depositadas em exsicatas. As folhas de Z. joazeiro foram submetidas a tratamento prévio de desinfecção. Após o tratamento, pequenos fragmentos das folhas foram plaqueados em meio BDA, contendo antibiótico, e armazenados a 35º C por 48 horas. Os fungos que predominaram foram isolados, conservados em estufa e adicionados em meio líquido por oito dias para a obtenção dos metabólitos. Para a obtenção dos biofilmes cepas ATCC de S. aureus e P. aeruginosa foram colocadas em meio líquido e em contato com biocupons por sete dias em agitação, à 28ºC. Os tratamentos utilizados foram: 100, 150 e 200 µL do extrato bruto dos metabólitos, adicionados a 300 mL de água destilada por 2hrs de contato. Como controle negativo foi utilizada água destilada. A taxa de inibição foi calculada pela relação de absorbância. Resultados: Foi obtido apenas um fungo endófito com predominância nas folhas de Z. joazeiro, pertencendo ao gênero Fusarium. A melhor taxa de inibição foi obtida para o tratamento de 200 µL sobre biofilmes de S. aureus, chegando a 70,5%. Não houve diferença estatística entre o controle e os demais tratamentos sobre biofilmes de P. aeruginosa. Conclusão: O extrato bruto de metabólitos de Fusarium demonstrou eficácia sobre o crescimento de S. aureus em biofilme no tempo avaliado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.