TESTE DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DO TOMILHO (Thymus vulgaris)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/799Palavras-chave:
Antifúngico, Tomilho, PatógenosResumo
Introdução: O tomilho (Thymus vulgaris L.) é uma planta da família Lamiaceae que compreende cerca de 350 espécies. Muitas das espécies introduzidas no Brasil são plantas medicinais, aromáticas e produtoras de óleos essenciais. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo revisar a eficácia do óleo essencial de tomilho na atividade antimicrobiana. Material e métodos: Foram selecionados do site Scopus 7 artigos científicos sobre o tema em estudo com as palavras chaves: Thymus vulgaris, essential oil e anti microbial activity. Resultados: A utilização de óleo essencial de tomilho como agente antifúngico mostrou-se eficiente como inibidores de Aspergillus niger e A. Flavus, dois fungos importantes na indústria de alimentos. Quando estudado o A. niger, o óleo essencial de tomilho reduziu o crescimento fúngico, quando utilizadou-se 2 mL / 18 mL de meio de cultura, embora o total de inibição foi apenas quando 8 mL foi usado. Para inibir crescimento A. flavus, óleo essencial de tomilho reduziu o crescimento micelial a 2,4 e 6 mL. A inibição foi total em 8 mL, isso significa que A. Flavus é sensível ao óleo essencial de tomilho. Este óleo essencial pode ser utilizado como agente antifúngicos, sendo a principal razão para a sua adequação, a sua origem natural, que os consumidores encontrar reconfortante e que é benéfico para o meio ambiente, e possui um risco muito baixo de patógenos que irão desenvolver resistência à mistura de componentes que fazem o óleo com sua aparente diversidade de mecanismos de antifúngicos. O óleo essencial de tomilho mostrou 60% de inibição a concentração 10 mL−1 contra Alternaria brassicicola e apresentou quase 100% de inibição em 1 mL−1 contra a algumas espécies de fungos. O mais prevalente composto de tomilho é o timol (44,60%), sendo o timol e carvacrol são isómeros posicionais com os seus grupos hidroxilo fenólicos em diferentes locais. Conclusão: Estes resultados confirmam o potencial uso do óleo essencial de tomilho na indústria para a preservação de alimentos contra fungos e bactérias, além de aumentar a vida de prateleira de gêneros alimentícios.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.